relatorios

Relatório Anual Solidaridad América do Sul 2022

Relatório Anual 2022
Por Gonzalo La Cruz

Diretor Regional

Apresentamos o relatório sobre os avanços do nosso trabalho na América do Sul em 2022, segundo ano do nosso plano quinquenal 2021-2025. Temos o prazer de informar que as áreas de trabalho que selecionamos no início do plano para acelerar a mudança para uma produção e um consumo mais sustentáveis fazem sentido e funcionam para os atores que podem influenciar nessa transformação. Estou me referindo às mudanças nos sistemas de informação e assistência técnica para uma agricultura familiar de baixas emissões e que respeita as florestas; aos sistemas que aproximam produtores e produtoras de recursos financeiros e pagamentos por sequestro de carbono; e às parcerias com atores públicos e privados que aprovam regras e políticas que, juntas, aumentam a sustentabilidade nos setores em que a Solidaridad atua.

Convidamos você a conhecer as principais realizações nas áreas do nosso plano de trabalho. Selecionamos as experiências que refletem a essência da nossa missão e são marcos na construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva, como os sistemas de assistência técnica para a agricultura familiar que são apoiados por organizações locais nas florestas tropicais do Pará, no Brasil, e nas florestas secas do Chaco, na Argentina; os novos mercados de carbono para pequenos agricultores e agricultoras, ou seja, os pagamentos de empresas por créditos de carbono a famílias cafeicultoras na Colômbia e no Peru; as regras públicas para a inclusão e a formalização da mineração artesanal e de pequena escala no Peru e para a pecuária sustentável na Colômbia; entre outras.

Cliquem nas seções “histórias” e “vídeos” para conhecer mais de perto as experiências vividas no ano passado. Estamos à disposição para fornecer mais informações e dialogar para potencializar esse movimento por um mundo mais justo e inclusivo. Contem conosco!

PRODUÇÃO CLIMATICAMENTE INTELIGENTE

1,6M

Hectares sob manejo sustentável

153% da meta atingida

1,1M

Toneladas de dióxido de carbono (tCOe2) evitadas

329.949

Hectares de vegetação nativa conservados em propriedades rurais

211% da meta atingida

A agricultura climaticamente inteligente é o nosso principal programa na área de transformação sustentável. Implementamos modelos produtivos rentáveis que melhoram a resiliência dos produtores e das produtoras às mudanças climáticas, capturam carbono e conservam as florestas

EXPANDIMOS O MODELO DE RESTAURAÇÃO PRODUTIVA NA AMAZÔNIA

O RestaurAmazônia é uma parceria com o Fundo JBS pela Amazônia e a Elanco Foundation. O programa busca expandir o modelo introduzido pela Solidaridad em Novo Repartimento para dois novos municípios do estado do Pará. O modelo em questão integra a restauração florestal produtiva a partir de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacau, intensificação da pecuária sustentável e a conservação de florestas nas propriedades rurais para criar um modelo econômico, social e ambientalmente sustentável. Em anos anteriores, esse modelo já demonstrou sua capacidade de aumentar a produtividade e a renda de pequenas e pequenos agricultores e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono e o desmatamento.

Em 2022, o projeto envolveu 1.114 famílias na adoção de práticas de baixas emissões. A estratégia incluiu formações presenciais, assistência técnica personalizada, implantação de unidades demonstrativas e monitoramento com ferramentas digitais. No final do ano, as famílias já estavam implantando SAFs de cacau em 215 hectares e pastejo rotacionado em 51 hectares. Além disso, o programa fortaleceu instituições locais para prestarem serviços aos produtores. Uma cooperativa local, que fortalecemos desde 2020, atende atualmente cerca de 50 famílias produtoras que pagam pelo serviço graças aos lucros obtidos com aplicação desse modelo, um conceito inédito no contexto da agricultura familiar da Amazônia.

Com o apoio do Land Innovation Fund, desenvolvemos no Oeste da Bahia uma calculadora de carbono que foi incorporada ao Sistema de Inteligência e Monitoramento Ambiental (SIMA) do estado. O questionário para o cálculo do balanço de carbono foi preenchido por 57 propriedades, abrangendo 156.212 hectares de soja. A metodologia e os dados fornecidos pela ferramenta foram validados no âmbito de um grupo de trabalho regional, promovendo a troca de conhecimentos e sinergias entre especialistas. Também realizamos um encontro com 45 instituições para discutir incentivos às práticas de baixas emissões para a produção de soja na região.

No estado do Maranhão, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), realizamos uma estimativa do balanço de carbono na soja. Para isso, foram comparadas as informações de produção e manejo da safra 2029/2020 de nove propriedades rurais, que totalizavam 18.143 hectares de soja, e da safra 2021/2022 de outras nove fazendas, que totalizavam 31.280 hectares de soja. Cada propriedade participante recebeu um relatório personalizado com os resultados. Também produzimos uma cartilha sobre práticas agrícolas de baixo carbono, promovida em quatro encontros, e inauguramos uma unidade demonstrativa para ilustrar algumas práticas.

No âmbito da parceria com a Coca-Cola Brasil e a Leão Alimentos e Bebidas no Sul do Brasil, desenvolvemos com a Embrapa Florestas uma calculadora de carbono adaptada ao bioma Mata Atlântica e integrada a uma análise de viabilidade econômica. Além disso, organizamos o primeiro evento do setor para discutir sobre agricultura de baixo carbono e sua viabilidade econômica, com um público de cem pessoas (entre produtores, técnicos e pesquisadores).

Também iniciamos o projeto “Territórios da Mata” com a Cargill para promover a recuperação ambiental de 1 mil hectares de Mata Atlântica por meio da restauração produtiva com erva-mate e regeneração natural. Em seu primeiro ano, o projeto atuou em 100 hectares de área de conservação permanente de 13 pequenas propriedades rurais e em 30 hectares de erva-mate em sistemas agroflorestais de 20 famílias.

Em 2022, a Solidaridad fechou duas novas parcerias para dar escala ao seu modelo de produção climaticamente inteligente na região.

Com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), implementaremos a iniciativa Amazônia Connect no Brasil, na Colômbia e no Peru, em consórcio com o Earth Innovation Institute, a National Wildlife Federation e a Universidade de Wisconsin-Madison. Em parceria com o PostCode Lottery Group, iniciamos a implementação do programa Dream Fund na Colômbia. Ambas as atividades contribuirão para melhorar a resiliência de milhares de pequenas e pequenos produtores aos efeitos das mudanças climáticas e fortalecerão suas capacidades de conservar as florestas.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

57.530

Produtor@s treinad@s

61% da meta atingida

11.874

Produtor@s que receberam assistência técnica dos parceiros que apoiamos

268% da meta atingida

9.255

Produtor@s com incremento de renda

110% da meta atingida

Implementamos processos de melhoria contínua no campo e transferimos o conhecimento ao corpo técnico de cooperativas e empresas para que atendam seus produtores de forma mais eficiente com a ajuda de ferramentas digitais
Agricultura regenerativa en Chaco, mapeo de propiedades

CONSTRUINDO CAPACIDADE LOCAL PARA A PECUÁRIA DE BAIXAS EMISSÕES NO CHACO

No Chaco argentino e paraguaio, fortalecemos a assistência técnica para apoiar pecuaristas na adoção de práticas climaticamente inteligentes. Na Argentina, foi realizado treinamento da equipe de campo local em práticas regenerativas, manejo veterinário do gado e práticas ambientais. Por meio de formações, foram envolvidos 216 produtores e produtoras, resultando em 95 mil hectares com potencial para se tornarem climaticamente inteligentes. O projeto também implementou um modelo de assistência técnica que inclui todos os membros da família no processo.

No Paraguai, foi prestado um serviço de assistência técnica especializada a produtores que manejam grandes extensões de área produtiva e florestal. Os prestadores de serviços (CREA e CEA) possuem um sistema peer-to-peer bem desenvolvido, no qual os pecuaristas visitam as fazendas uns dos outros para aprender sobre gestão agrícola. O projeto apoiou mais grupos do CREA no Chaco, promovendo a adoção de um conjunto de práticas climaticamente inteligentes. Como resultado, as fazendas-piloto participantes manejam 477 mil hectares sob práticas climaticamente inteligentes. Seguindo o Código Florestal do Paraguai, essas propriedades rurais conservam 45% da sua área florestal, mas também preservam voluntariamente um total de 10 mil hectares de florestas, melhorando a produtividade por meio da redução de pastagens degradadas, entre outras práticas. Essas florestas conservadas sequestram 1.061.195 toneladas de carbono. O projeto demonstrou a eficácia dos serviços de assistência técnica na implementação de práticas climaticamente inteligentes e na obtenção de resultados positivos para o meio ambiente e para a pecuária.

Em 2022, o projeto “Fruto Resiliente” consolidou uma equipe técnica que engajou 140 novos produtores e produtoras e forneceu assistência técnica para 201 pequenos citricultores. O projeto também apoiou o Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico (IAC) em seu processo de auditoria para o padrão SAI/FSA, que alcançou o nível ouro. Além disso, foi firmada uma parceria com a associação Montecitrus, cuja equipe de campo registrou um total de 123 fazendas usando o aplicativo Extension Solution.

O projeto Muda Cana ganhou o prêmio Bonsucro de melhor iniciativa de sustentabilidade em uma cadeia produtiva. Esse reconhecimento destaca uma parceria de seis anos com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) para fortalecer a prestação de serviços para mais de 4 mil agricultores e agricultoras de 23 associações no Brasil.

Além disso, o Programa Elos Raízen entrou em seu nono ano impulsionando a melhoria contínua. A equipe de 20 técnicos atendeu 2.023 fornecedores de cana-de-açúcar com o auxílio de ferramentas digitais, abrangendo 440 mil hectares em 35 usinas.

Proyecto Bonsucro con Alur y Solidaridad en Uruguay

Após seis anos, retomamos as atividades no Uruguai apoiando 300 produtores e produtoras independentes de cana-de-açúcar, que abastecem a Alcoholes del Uruguay (ALUR), para que cumpram o padrão Bonsucro. A ALUR é uma empresa agroindustrial pertencente à Administração Nacional de Combustíveis, Álcoois e Portland (ANCAP) e possui a única planta industrial de processamento de cana-de-açúcar do Uruguai. Como parte desse processo, a ALUR usará o aplicativo Extension Solution em seu plano de melhoria contínua.

Carl Bielke y los equipos de Solidaridad y Cargill

No Paraguai, continuamos a apoiar a adoção do sistema Triplo S (Soluções de Suprimento Sustentável). Em 2022, trabalhamos com um total de 250 propriedades rurais (fase 1 e 2) em 61.037 hectares de soja. Foram organizadas capacitações sobre agricultura regenerativa, manejo integrado do solo e segurança agrícola na fazenda, com a participação de 74 produtores e trabalhadores.

Cargill Solidaridad Unicoop

Além disso, foi iniciado um trabalho com produtores e produtoras das cooperativas Pindó e Unión Curupayty para a adoção de práticas climaticamente inteligentes em uma área de 5.174 hectares.

Soya Sostenible, Bolivia, control plagas y enfermedades, El Litoral y San Padro, Solidaridad

O projeto de soja sustentável na Bolívia entrou em seu segundo ano de execução. Foram apoiados 203 produtores na implementação de seus planos de melhoria, abrangendo 21.315 hectares na região de Chiquitania/Chaco. Além disso, foram realizadas formações para 257 produtores sobre cumprimento legal, uso seguro de defensivos agrícolas e controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Em 2022, o projeto “Cacau + Sustentável” concluiu com êxito sua implementação nas regiões de Magdalena e Antioquia, na Colômbia, tendo realizado 38 formações em grupo, com um total de 624 participantes, e conseguido que 169 produtores e produtoras adotassem práticas de manejo sustentável, um passo significativo para a construção de um setor mais sustentável e robusto.

FINANCIAMENTO

1.016

Produtor@s com acesso a financiamento para produção sustentável

46% da meta atingida

Desenvolvemos modelos de negócios para que os produtores tenham acesso a insumos, tecnologias e possam financiar sua assistência técnica a longo prazo

CRÉDITOS DE CARBONO COMO INCENTIVO AOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Os créditos de carbono estão se tornando um incentivo importante para a introdução de pequenas e pequenos produtores na agricultura de baixo carbono. Em 2022, foram garantidos mais de 6 milhões de euros para ampliar o acesso de produtores à Plataforma Acorn. Por meio da plataforma, 80% do valor dos créditos de carbono volta para o agricultor, uma proposta interessante dentro dos mercados voluntários.

Em 2022, 3.021 produtores da Colômbia e 985 produtores do Peru se cadastraram na plataforma Acorn para ter acesso a pagamentos por seus sequestros de carbono. Do total, 674 já receberam pagamentos.

Com o objetivo de oferecer treinamento em medições de carbono e sistemas agroflorestais, foi desenvolvida a Academia de Agricultura de Baixo Carbono, que já treinou 164 técnicos de campo de empresas parceiras e 5.348 produtores e produtoras.

O programa de mineração no Peru facilitou a assinatura do acordo para realizar o primeiro piloto de inclusão financeira formal na Mineração Artesanal e de Pequena Escala (MAPE). O acordo inclui diagnósticos, avaliações de crédito e a criação de mecanismos de desembolso e cobrança, entre outros pontos. No total, o acordo concederá até US$ 50 mil por empréstimo a um total de 70 grupos de mineradores e mineradoras artesanais do MAPE para a compra de ativos fixos (por exemplo, equipamentos como guinchos). O acordo permitirá que os mineradores tenham acesso a créditos formais a uma taxa de juros anual de 17%, em comparação com os 45% usuais cobrados em condições informais.

A Solidaridad obteve avanços significativos para que os produtores melhorem seu acesso a financiamento na Colômbia por meio de parcerias e ferramentas inovadoras. Uma parceria importante inclui o maior banco rural do país, o Banco Agrario, para aprimorar a disponibilidade de recursos financeiros a produtores e produtoras que participam do programa ACORN e que buscam realizar processos de transformação sustentável. Outra parceria, desta vez com o FINAGRO, resultou na criação de duas linhas de crédito: uma para financiar processos de transformação sustentável voltada para produtores de palma e cacau, e outra para que produtores de palma da região Norte do país comprem fertilizantes a prazo.

A Solidaridad também melhorou as capacidades de análise de crédito com ferramentas digitais, resultando na aprovação e desembolso de créditos para 67% dos 617 produtores avaliados em 2022, com foco no apoio aos pequenos.

No Brasil, uma parceria entre o Instituto Arapyaú, o Instituto Humanize, o Grupo Gaia e a WayCarbon obteve fundos flexíveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar o acesso ao crédito e à assistência técnica na produção sustentável de cacau nos estados do Pará e da Bahia.

COLABORAÇÃO SETORIAL

6

Marcos regulatórios de sustentabilidade aperfeiçoados

Facilitamos o diálogo público-privado para o desenvolvimento de acordos e políticas que criem condições e incentivos para que os produtores adotem práticas sustentáveis

PROGRAMA EM DESTAQUE: REVALORO

O Programa de mineração da Solidaridad teve um papel fundamental no desenvolvimento e implementação da primeira política pública do Peru destinada a formalizar o setor da Mineração Artesanal e de Pequena Escala (MAPE). Essa nova política, resultante de um diálogo setorial conduzido pela Solidaridad, tem como objetivo promover o desenvolvimento da MAPE com responsabilidade ambiental, transparência e inclusão de todos os atores da cadeia de valor. A Solidaridad deu apoio técnico à Direção Geral de Formalização da Mineração e coordenou espaços de diálogo em sete macrorregiões do Peru para fomentar a conscientização e validar a abrangência e os conteúdos da política de forma inclusiva.

A política estabelece um novo paradigma para o desenvolvimento e profissionalização do setor da MAPE, reduzindo a vulnerabilidade social, laboral e ambiental da cadeia da MAPE e aumentando o acesso dos mineradores e mineradoras às cadeias de valor formais. Isso representa uma mudança significativa de mentalidade: de ver a MAPE como uma atividade que deve ser erradicada e processada para reconhecer seu potencial como um importante gerador de trabalho e desenvolvimento em áreas remotas e priorizar o seu fortalecimento.

A Solidaridad continuará a garantir que as perspectivas dos grupos vulneráveis, incluindo mulheres mineradoras e mineradores tradicionais, sejam incluídas no processo de tomada de decisões sobre serviços e regulamentações que resultarão dessa nova política. Essa política histórica será a base das condições necessárias para melhorar a sustentabilidade do setor e, sobretudo, para melhorar o acesso e a posição dos mineradores nas cadeias de valor formais. A política da MAPE do Peru é um exemplo a ser seguido por outros países com mineração artesanal e de pequena escala.

O cluster de banana orgânica é uma iniciativa que busca fortalecer as relações entre empresas e organizações do setor bananeiro na região de Piura, no Peru.

Em 2022, uma de suas iniciativas, a Ecoban, venceu uma das categorias do prêmio “Peru pelos ODS” do Peru Sustentável. Esse prêmio tem o objetivo de destacar projetos exemplares que se alinham com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. De mãos dadas com pequenas e pequenos produtores, a Ecoban é uma startup que introduz práticas de economia circular na cadeia produtiva da banana orgânica por meio da gestão de resíduos plásticos. Além disso, o cluster organizou oito eventos sobre medidas de prevenção e mitigação da TR4 para técnicos e gestores do setor. Também foram desenvolvidos relatórios seguindo o padrão da Global Reporting Initiative (GRI) em dez associações bananeiras para que se posicionem melhor nos mercados internacionais.

A Solidaridad colaborou com a Mesa Colombiana da Pecuária Sustentável no desenvolvimento do Marco Nacional de Referência para Paisagens da Pecuária Sustentável. Essa ferramenta avalia o nível de sustentabilidade das paisagens, identifica lacunas nos padrões de produção sustentável e avalia diferentes opções de melhoria e necessidades de investimento. A Resolução N° 126 de 2022, emitida pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, incorporou os princípios e critérios do Marco de Referência à Política Nacional da Pecuária Bovina Sustentável como base para as atividades do setor de produção de gado na Colômbia.

Além disso, colaboramos com quatro empresas de monitoramento por satélite, incluindo Ecometrica, Earth Big Data e Global Forest Watch, para comparar e analisar as diversas metodologias utilizadas nas regiões de Meta e Caquetá, a fim de desenvolver métodos mais eficazes e precisos para detectar e evitar o desmatamento.

A Solidaridad continuou a liderar com êxito a Coalizão para a Produção Sustentável no Peru, com intervenções na produção de cacau, café e óleo de palma. Isso incluiu a adesão de seis novos membros, elevando o total de membros para 22. No cacau, o Acordo de Cacau, Florestas e Diversidade foi oficialmente lançado externamente após a assinatura, em 2021. Como parte da implementação do acordo, foi realizado um intercâmbio com a indústria sobre melhores práticas, ferramentas e gestão para demonstrar a produção livre de desmatamento. Também de particular relevância para os setores de café e de cacau, a Coalizão organizou um evento setorial para aumentar a conscientização sobre as implicações e os requisitos da regulação da União Europeia sobre o desmatamento.

A Plataforma de Comércio Sustentável é uma plataforma multiatores que trabalha para aumentar a produção sustentável na Colômbia, focada principalmente no café e no óleo de palma. Em seu último ano à frente de sua secretaria técnica, a Solidaridad apoiou a criação de novas iniciativas, como o Acordo “Café, Florestas e Clima” e o Acordo “Colômbia compra óleo de palma sustentável”.

ABASTECIMENTO SUSTENTÁVEL

10

Compradores que fazem negócios de forma responsável graças ao apoio da Solidaridad

11

Empresas que estão testando políticas e mecanismos de compra com a Solidaridad

Nossa estratégia para aumentar a adoção de práticas de sustentabilidade passa por incentivar que as empresas procurem e reconheçam a produção sustentável. Apoiamos a compra sustentável por meio da elaboração de guias de compra, mecanismos de rastreabilidade, estudos de mercado e de lacunas e programas de melhoria contínua voltados aos fornecedores.

PREPARANDO O SETOR PRIVADO PARA A NOVA REGULAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA SOBRE DEVIDA DILIGÊNCIA

A Solidaridad assessorou várias empresas para se adequarem à nova regulação da União Europeia (UE) sobre desmatamento. Na Argentina, em parceria com a Fundação Vida Silvestre, apoiamos produtores e produtoras de soja a alcançar a certificação Cefetra Responsible Soy Standard (CSR) ou Round Table on Responsible Soy Association (RTRS) que atendem aos padrões da UE. Atualmente, estão em processo de certificação 120 mil toneladas de soja. Além disso, a Cefretra e a ZuivelNL avançaram em seus compromissos de compra de soja responsável de produtores envolvidos no projeto.

No Equador, a Solidaridad apoiou duas grandes comercializadoras de cacau a compreender suas lacunas de cumprimento das exigências trabalhistas da nova lei. Uma das empresas identificou suas lacunas por meio de uma avaliação de impacto em direitos humanos, enquanto a outra empresa desenvolveu um sistema de monitoramento do cumprimento mínimo das normas trabalhistas dentro de sua própria estrutura.

Na Colômbia, a Solidaridad ajudou processadoras e empresas de óleo de palma a melhorar seus sistemas de informações e a cumprir as normas ambientais e trabalhistas. As equipes avaliaram o desempenho de sustentabilidade de 3.731 produtores de óleo de palma em 2022, seguindo o protocolo APSColômbia e o padrão da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO). Por meio de uma estratégia de formação de instrutores, foi criada uma rede de equipes de campo para alcançar produtores de cinco departamentos da Colômbia. Além disso, estabelecemos novas parcerias com a Henkel, importante fabricante de produtos de beleza e higiene, e com a Cargill. As parcerias visam introduzir pequenos e médios produtores de óleo de palma diretamente ligados às cadeias de abastecimento das duas empresas no processo de certificação, bem como aumentar o fornecimento do óleo de palma certificado das usinas nos próximos anos. Esses esforços têm o objetivo de garantir o cumprimento dos requisitos ambientais e trabalhistas e promover práticas sustentáveis na indústria.

INOVAÇÃO

Realizamos projetos-piloto de economia circular, inclusão social e distribuição de valor

INCLUSÃO SOCIAL

Em 2022, demos passos concretos para promover a inclusão de toda a família em nossos programas. Uma dessas iniciativas é a implementação de um piloto de assistência técnica inclusiva com técnicos agropecuários na Argentina. O objetivo desse piloto é incorporar práticas e estratégias inclusivas na forma de transferir tecnologias e capacitar as famílias produtoras. Para avaliar o nível de adoção, está sendo desenvolvido um protocolo de monitoramento. Além disso, foram produzidos materiais para famílias de pequenas e pequenos produtores que facilitam o diálogo sobre igualdade, gênero e inclusão social. Esses materiais têm o objetivo de promover a compreensão e a conscientização dos participantes do programa sobre esses importantes temas.

GOVERNANÇA DE DADOS JUSTOS

A Ouro Justo 2.0 é uma plataforma digital que promete revolucionar a indústria da mineração artesanal no Peru. A plataforma é baseada nos princípios da Governança de Dados Justos, cujo objetivo é criar uma indústria mais equitativa e responsável.

Ela proporciona um espaço onde os empreendedores podem compartilhar informações sobre preços e condições de comercialização dos minérios das usinas de processamento. Isso permite que eles tenham mais informações para a tomada de decisões em suas operações comerciais. Em 2022, a equipe da Ouro Justo conquistou avanços significativos para levar essa solução ao mercado. Foi constituída uma equipe de especialistas e realizada uma extensa pesquisa com 60 mineradores e quatro representantes de usinas de processamento para mapear a jornada do usuário e identificar as principais prioridades. Também foi desenvolvido um documento com requisitos de soluções e um aplicativo de teste para verificar os primeiros conceitos da experiência do usuário e do modelo de negócios em campo. Essas ações representam um avanço importante no desenvolvimento da Ouro Justo 2.0 e estão ajudando a pavimentar o caminho para uma indústria peruana de mineração artesanal mais responsável e sustentável.

ECONOMIA CIRCULAR

Em 2022, houve avanços na instalação de unidades demonstrativas e no treinamento de equipes técnicas e de promotores em práticas de cultivo circular de café no Peru. Isso inclui a adoção de cerca de 800 equipamentos para a produção de fertilizante líquido à base de águas residuais e 800 hortas orgânicas para melhorar a segurança alimentar e diversificar a renda das famílias. Também foi trabalhada a inclusão de gênero com 800 famílias, que desenvolveram seu próprio plano de desenvolvimento pessoal, familiar e do negócio.

FINANÇAS

RECEITAS TOTAIS EUR 10.420.825

OUTRAS ORGANIZAÇÕES | EUR 3.105.750
EMPRESAS | EUR2.732.163
INDIRETAS DE OUTROS ESCRITÓRIOS DA SOLIDARIDAD | EUR 2.377.905
Governos | EUR 1.495.308
ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS | EUR 70.970

DESPESAS TOTAIS: EUR 10.421.102

FUNCIONÁRIOS | EUR 4.952.072
OUTRAS DESPESAS | EUR 2.042.466
ATIVIDADES | EUR 1.781.853
PARCEIROS E CONSULTORES | EUR 1.446.331
DESPESAS COM OUTROS ESCRITÓRIOS DA SOLIDARIDAD | EUR 19.838

Em 2022, as metas das receitas previstas pelos escritórios da Solidaridad na América do Sul foram superadas, atingindo 7 milhões de euros, quase o dobro do valor atingido em 2021 e 42% acima do valor orçado. O aumento do aporte financeiro justifica-se principalmente pela negociação de novos recursos com o Fundo JBS pela Amazônia, o Fórum Econômico Mundial, o Banco Mundial, a GIZ, a Kering, a Partners of the Americas e doadores locais dos setores público e privado. Esse aporte adicional permitiu cobrir o déficit orçamentário de 64 mil de euros em 2022 referente a custos operacionais.

Também foram executados 2,2 milhões de euros provenientes de contratos firmados pelo escritório da Solidaridad na Europa, principalmente do Governo do Reino dos Países Baixos, e pelo escritório da Solidaridad na América do Norte, por meio de recursos da USAID. No entanto, o aporte referente ao primeiro escritório mencionado teve uma subdespesa de 31% em relação ao orçamento, devido a atrasos no início das atividades. O plano de atividades foi aprovado somente em setembro, embora a previsão de entrega dos planos fosse a partir de março.

As despesas foram executadas de acordo com as receitas recebidas.

Contatos

Agustín Mascotena

Argentina

eMail

Rodrigo Castro

Brasil

eMail

Joel Brounen

Colômbia

eMail

Ada Lis Rosell
Ada Lis Rosell

Peru
eMail