Vagas

CONSULTORIA | Divulgação e promoção de inovações digitais

O projeto ATDT está em busca de um(a) profissional para apoiar atividades de divulgação e promoção de inovações digitais junto a atores-chave da cadeia pecuária nos estados do Pará e Mato Grosso (Brasil). Data-limite para postulações: 12 de maio de 2024.

Introdução

O projeto TRANSITIONS Digital Tools (ATDT), desenvolvido no âmbito do Programa do CGIAR sobre Transições Agroecológicas para a Construção de Sistemas Agrícolas e Alimentares Resilientes, Inclusivos (TRANSITIONS) apoia inovações de ferramentas digitais cujo objetivos sejam a promoção da inclusão, o aumento da resiliência e da mitigação às mudanças climáticas de forma integrada à conceitos e objetivos da agroecologia e a capacitação de agricultores para que possam desenvolver e adotar novas práticas. O projeto ATDT está atualmente em andamento no Vietnã (Delta do Rio Mekong) com sistemas de arroz e no Brasil em paisagens de pecuária ao longo da fronteira agrícola da Amazônia, no estado do Pará.

No Brasil, o projeto ATDT é coordenado pela Aliance of Bioversity International e pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e implementado pela Solidaridad, uma organização internacional da sociedade civil com um histórico comprovado de 50 anos na promoção de cadeias de suprimentos socialmente responsáveis, ecologicamente corretas e lucrativas. A Solidaridad trabalha na região de Novo Repartimento (Estado do Pará) há mais de 10 anos, focando no desenvolvimento e implementação, juntamente com os agricultores, de um modelo de produção que promove o aumento da renda familiar, garantindo ao mesmo tempo a redução das emissões de carbono e do desmatamento.

No contexto do projeto ATDT, a equipe da Solidaridad engajou agricultores e a equipe de técnicos que atua no local em um processo de cocriação para identificar melhorarias das ferramentas digitais existentes e projetar novas funcionalidades para desenvolver as habilidades dos produtores e incentivá-los a compartilharem conhecimento relacionados a adoção de práticas resilientes ao clima. Uma dessas ferramentas digitais, o Solis, apoia os agricultores a identificar e priorizar as etapas necessárias para melhorar suas práticas de gestão e produção em busca de um sistema produtivo, mas alinhado aos conceitos agroecológicos, facilitando ao mesmo tempo a comunicação contínua com o pessoal de extensão. Outra característica fundamental dessa ferramenta é permitir que os usuários compartilhem conteúdo técnico relevante sobre práticas agroecológicas em diversos formatos, fomentando a troca de experiências e promovendo um engajamento amplo com a ferramenta digital.

Objetivos da consultoria

O objetivo geral desta consultoria é apoiar a divulgação de inovações e lições aprendidas do projeto ATDT com atores-chave nos estados do Pará e Mato Grosso. Dentre os atores-chave que se busca engajar, destacam-se entidades governamentais locais (Secretarias de Agricultura e Secretarias de Meio Ambiente em nível estadual e municipal), iniciativas públicas locais, agências públicas, organizações de agricultores, organizações de assistência técnica privadas e públicas, ONGs locais e internacionais e empresas, comprometidas em promover a mudança de comportamento de produtores em relação a adoção de práticas mais resilientes e produtivas.

O consultor apoiará as atividades de comunicação e coordenará a organização e promoção de três workshops presenciais nos estados do Pará e Mato Grosso, com o objetivo de alcançar um total de pelo menos 100 participantes representando todas as categorias de partes interessadas identificadas.

O conteúdo dessas atividades de comunicação e workshops será centrado em compartilhar os principais aprendizados do processo de cocriação desenvolvido com produtores e a equipe de técnicos extensionistas no contexto do projeto ATDT, e identificar oportunidades para ampliar o impacto. Haverá uma forte ênfase no potencial das inovações digitais, especialmente o Solis, para engajar os produtores em um processo de cocriação de conhecimento e práticas de produção. Esperamos reunir sugestões sobre como melhorar o Solis e sobre ações adicionais para apoiar o impacto. As equipes da Solidaridad serão responsáveis por definir a agenda e selecionar os palestrantes para o evento. Essa consultoria irá contribuir para o output N° OP 3.2 do projeto ATDT.

Escopo de trabalho

A pessoa consultora será responsável por fornecer apoio nas seguintes áreas:

  1.  Comunicação: auxiliar no desenvolvimento de narrativas e materiais de comunicação para transmitir efetivamente mensagens e engajar o público-alvo, organizar e atualizar a lista de contatos, produzir e enviar boletins informativos e outros materiais de comunicação sobre o projeto;
  2. Promoção de eventos: desenvolver e manter um banco de dados de atores-chave a serem convidadas para cada workshop, realizar atividades de promoção (incluindo correspondência direta e comunicados de imprensa), enviar convites personalizados para os atores-chave e potenciais participantes e gerenciar inscrições;
  3. Organização de eventos: a pessoa consultora será responsável por todas as questões logísticas e providências relacionadas à realização de três workshops bem-sucedidos, incluindo o pagamento de todos os serviços, bens, transporte, etc.;
  4. Relatórios: preparar relatórios de eventos com foco na abordagem e eficácia dos eventos, com recomendações e lições aprendidas.

Entregáveis

Os entregáveis incluem:

  • Briefing de Comunicações com narrativa e mensagens-chave para os principais stakeholders mapeados pela Solidaridad;
  • Proposta detalhada para a organização de cada um dos três eventos presenciais;
  • Realização bem-sucedida de três eventos presenciais com stakeholders locais. Por bem-sucedido entenda-se minimamente:
    – O atingimento do número mínimo de participantes por evento;
    – Avaliação positiva dos participantes quanto a logística e infraestrutura dos locais do evento e;
    – Avaliação da disponibilidade dos participantes em incorporar os temas tratados nos eventos em suas agendas.

Todas as entregas devem estar em português.

Habilidades necessárias

  • Mínimo de 5 anos de experiência comprovada na área de relações públicas e comunicações;
  • Experiência comprovada na organização de eventos com diversos stakeholders (preferencialmente no setor agrícola no Brasil);
  • Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita, e experiência comprovada em trabalhar em trabalhos com diversos stakeholders, incluindo autoridades governamentais de alto escalão, organizações da sociedade civil, setor privado e outros atores relevantes de forma profissional e amigável.
  • Excelentes habilidades de gestão de projetos, organização e gerenciamento do tempo;
  • Excelentes habilidades de escrita, edição e comunicação oral em português;
  • Capacidade e flexibilidade para trabalhar e revisar conteúdo em curto período de tempo / situações de urgência;
  • Disposição para viajar pelos estados do Pará e Mato Grosso.

Duração do trabalho

As atividades estão programadas para ocorrerem entre os meses de maio a novembro de 2024. As atividades de planejamento e comunicação começarão a partir de maio de 2024 e os três eventos presenciais devem ocorrer entre meados de setembro de 2024 e meados de novembro de 2024.

Orçamento

*Será reembolsado mediante apresentação de recibos/faturas
^ O transporte deve incluir voos domésticos e transporte terrestre para o consultor e para 2 membros da equipe da Solidaridad baseados em São Paulo.

Arranjos institucionais

  • O contratante será o CIAT na Colômbia;
  • O contrato será coordenado e supervisionado pelo CIAT, e o consultor manterá contato regular com funcionários da Solidaridad;
  • Os pagamentos serão efetuados mediante apresentação de relatórios de atividades e confirmação pelo Supervisor dos resultados entregues.

Como se candidatar?

Candidatos e candidatas interessados são convidados a enviar os seguintes documentos:

  1. Um currículo detalhado descrevendo experiências e qualificações relevantes.
  2. Uma proposta de plano de trabalho descrevendo como pretende alcançar os objetivos descritos neste TdR.
  3. Um orçamento detalhado incluindo custos de pessoal para a execução do escopo do trabalho, custos para organização dos eventos e uma estimativa dos custos de viagem.

As candidaturas devem ser enviadas para [email protected] até 12/05/2024.