Cana-de-açúcar

CANA-DE-AÇÚCAR

O Brasil é o principal produtor de cana-de-açúcar no mundo. Com a erradicação da queimada nas colheitas, o setor tem passado por um rápido processo de mecanização para alcançar maior eficiência e sustentabilidade. Isso representa uma oportunidade para introduzir inovações que agreguem valor em toda a cadeia e beneficiem produtores e produtoras.

DESAFIOS & SOLUÇÕES

Há 10 anos, a Fundação Solidaridad vem impulsionando a transformação do setor açucareiro no Brasil, fortalecendo as equipes técnicas de associações de produtores e produtoras e instituições líderes, como a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e a Raízen. Com a ajuda de ferramentas digitais personalizadas, nossos parceiros otimizam suas operações e aproveitam a inteligência de dados do campo para tomar melhores decisões sobre seus programas de sustentabilidade. O modelo demonstrou capacidade para aumentar a adoção de boas práticas, gerenciar riscos, identificar as necessidades de investimento e coletar informações para publicações.

A cana tem um potencial imenso na transição para uma economia circular. A quantidade de biomassa que a cultura produz em forma de bagaço e palha pode ser reutilizado em vários processos nos setores de energia, do transporte, químico e da construção. A Solidaridad e a RWE já testaram o potencial de produção e exportação de biomassa do Brasil para gerar energia nos Países Baixos.

O RenovaBio é uma política do Governo Federal para incentivar a produção de combustíveis de fontes renováveis e com baixas emissões de carbono. O setor do etanol é um dos setores beneficiados. Até agora, as discussões sobre como implementar essa política envolveram somente as usinas, mas a Solidaridad está trabalhando com a Orplana para garantir que os benefícios cheguem também aos produtores e produtoras de cana-de-açúcar. Para isso, está sendo analisada a melhor forma para medir a pegada de carbono em campo, que é um dos requisitos para obter certificações de carbono (CBios).

PROJETOS

NOTÍCIAS SOBRE CANA-DE-AÇÚCAR

CONTACTO

Aline Silva

Brasil

Email