Erva-Mate

ERVA-MATE

A maior parte das empresas empacotadoras de erva-mate é abastecida por produtores familiares que vivem na Mata Atlântica, no sul do Brasil. O acesso à assistência técnica e a criação de cadeias de fornecedores sustentáveis representam uma oportunidade para agregar valor à produção e torná-los protetores do meio ambiente.

DESAFIOS & SOLUÇÕES

Atualmente, restam apenas 7% da extensão original da Mata Atlântica. Entretanto, 52% das árvores e 9% dos anfíbios existentes nessa região não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Por esse motivo, procuramos melhorar a resiliência do ecossistema agrícola em geral, promovendo a adoção de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de reserva legal entre as famílias produtoras. Isso ajuda a reparar passivos ambientais, diversificar a receita com a introdução de espécies frutíferas ou madeireiras e abrir as portas do mercado de créditos de carbono.

A produção da erva-mate possui desafios que necessitam de estruturas que possam ser aplicadas em todo o setor para alcançar maior competitividade e sustentabilidade. Disponibilizar recursos para planos florestais, pactuar condições mínimas de trabalho e garantir serviços de coleta de contentores vazios são algumas de nossas prioridades por meio de uma articulação público-privada.

PROJETOS

NOTÍCIAS SOBRE ERVA-MATE

CONTATO

Gabriel Dedini

Brasil

Email