Notícia

‘Fruto Resiliente’: projeto promove produção sustentável de laranja

Iniciativa visa incentivar boas práticas agrícolas promovendo um bom gerenciamento das propriedades rurais e fortalecendo a produção de quase 500 pequenas e pequenos agricultores
Líder do ranking mundial de produção de laranja, o Brasil deve seguir os padrões de sustentabilidade impostos pelo mercado internacional. Foto: Solidaridad Brasil

De cada cinco copos de laranja produzidos no mundo, três são feitos no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). Como maior produtora mundial da fruta, a citricultura brasileira precisa estar atenta aos padrões de sustentabilidade cada vez mais exigidos pelo mercado internacional. Nesse sentido, a Solidaridad Brasil criou o projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja. A iniciativa pretende contribuir para que quase 500 pequenas e pequenos produtores rurais melhorem suas práticas nos aspectos social e ambiental. Entre os objetivos principais do projeto estão a adequação das propriedades à legislação brasileira e o alcance de um nível de sustentabilidade compatível ao nível bronze do Farm Sustainability Assessment (FSA), desenvolvido pela Sustainable Agriculture Initiative (SAI), até 2023.

O projeto abrange a região do Cinturão Citrícola Brasileiro – que compreende os estados de São Paulo e Minas Gerais. Somente o estado de São Paulo responde por 80% da produção nacional, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Trata-se de uma iniciativa pré-competitiva desenvolvida em parceria com a processadora brasileira de laranja Cutrale, a Coca-Cola e a Fundação Coca-Cola (Estados Unidos), Innocent Drinks (Reino Unido) e Eckes-Granini (Alemanha), organizações do setor de sucos e bebidas.

Ao apoiar pequenos produtores e produtoras de laranja, o Fruto Resiliente beneficiará 480 citricultores ao final de seus três anos e meio de duração. As capacitações seguem as seguintes premissas: fortalecer os pequenos agricultores e viabilizar a sua manutenção na cadeia produtiva; criação de núcleos de produtores geograficamente próximos com o intuito de aumentar sua resiliência; geração de grupos de trabalho, com treinamentos em boas práticas agrícolas e gerenciamento da propriedade – incluindo questões trabalhistas – e, finalmente, assistência técnica presencial auxiliada por ferramenta digital móvel.

A Solidaridad tem o compromisso de contribuir para o incremento da sustentabilidade e a inclusão social nas principais cadeias produtivas da agricultura no país. Buscamos, como no caso da laranja, estabelecer parcerias estratégicas para avançar de forma colaborativa e integrada na promoção de uma produção citrícola próspera e em equilíbrio com a natureza. E foi por meio do diálogo e da articulação de estratégias e soluções práticas num contexto pré-competitivo, em que todos ganham, que surgiu o Fruto Resiliente”, comenta o Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro.

Os beneficiários contam com atendimento individualizado, e os treinamentos coletivos abrangem diversas etapas da produção de laranja. Para garantir a efetividade das ações, eles são assistidos por engenheiros agrônomos e contam com auxílio de parcerias locais. Outro aspecto importante para o sucesso do projeto é o trabalho focado no desenvolvimento técnico dos agricultores. A Solidaridad Brasil contribui com a qualificação dos beneficiários realizando atividades com especialistas em tópicos específicos para a citricultura.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO FRUTO RESILIENTE:

Informações de contato

Guilherme Ortega

Coordenador de Projetos de Laranja

eMail