Duração: 2016-2020
Localidade: Misiones, Argentina
Parceiros: S&D, Cooperativa Yerbatera Dos De Mayo Ltda., Valmitran, Fontana.
Objetivo geral:
Melhorar a competitividade e qualificação dos pequenos e médios produtores de chá para fortalecer o potencial do setor e fornecer chá sob o padrão RAS (Rainforest Alliance), melhorando a rentabilidade da fazenda e ajudando a conservar os serviços ecossistêmicos prestados pela selva de Misiones.
Atividades:
-
Conhecimento e Inovação: desenvolver uma plataforma digital chamada Horizonte Rural para identificar oportunidades de melhoria dentro da fazenda.
-
Capacitação: estruturação, a partir da análise do perfil dos produtores extraídos do Horizonte Rural, de um programa de capacitação e conscientização com foco no cumprimento da norma SAN
-
Apoio ao Produtor: Fornecer apoio técnico permanente no campo ao produtor para que ele adote boas práticas com base em seu plano individual de melhoramento, tais como: aumento da produtividade, melhoria do manejo do solo, manejo integrado de pragas, uso de agrotóxicos, manejo da água e da água fontes, contribuição para a redução do desmatamento, bem como a promoção do reflorestamento.
-
Facilitar um processo de troca e aprendizado: pelo qual os membros participantes do projeto contam com diferentes ferramentas e uma plataforma de comunicação onde todo o setor do chá pode capitalizar as experiências catalisadas pela Solidaridad e S&D. O resultado esperado desse processo é que o setor seja capaz de verificar os aspectos produtivos, gerenciais, empresariais, bem como o desempenho ambiental e as respectivas melhorias obtidas.
Resultados
-
166 produtores capacitados, dos quais 140 obtiveram a certificação Rainforest Alliance.
-
1.306,3 hectares de chá certificado
-
479 hectares de erva-mate certificada*
-
11.233 toneladas de folhas verdes certificadas.
- Embora o projeto tenha acompanhado a certificação de hectares de chá, alguns dos produtores aproveitaram para certificar seus hectares de erva-mate.