Frutas, Notícia

Fundação Solidaridad lança caderno de campo digital para gestão de propriedades citrícolas

Com o objetivo de contribuir para o trabalho de produtores e produtoras de laranja, nova versão do caderno de campo, desta vez em formato digital, foi elaborada no âmbito do projeto Fruto Resiliente

O caderno de campo cumpre a função de auxiliar na gestão das propriedades citrícolas e possibilitar uma produção mais sustentável. Imagem: Fundação Solidaridad

Um dos maiores desafios de uma pequena propriedade rural é a organização e gestão do negócio. O produtor ou a produtora precisa de uma rotina de anotações e de levantamento de informações que nem sempre é realizada, mas que é fundamental para a saúde financeira e dos negócios e, consequentemente, para a realização de práticas mais sustentáveis. Em face disso, a Fundação Solidaridad desenvolveu uma nova versão do caderno de campo voltado para as demandas de citricultoras e citricultores assistidos pelo projeto Fruto Resiliente – fortalecendo a produção sustentável de laranja. O projeto é executado na região do Cinturão Citrícola Brasileiro, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Inicialmente, a publicação foi desenvolvida em formato físico, para que os produtores que tivessem dificuldade em criar uma rotina de gestão da propriedade pudessem ter mais familiaridade com um sistema simples, porém eficiente. Cerca de 130 cadernos de campo foram entregues, além dos aproximadamente 900 cadernos que foram baixados na plataforma Citros Conecta, disponível gratuitamente.

Com o desenvolvimento do projeto em campo, muitos citricultores começaram a demandar uma versão digital, em formato de planilha, que facilitasse ainda mais esse processo. Tanto a versão física quanto a digital servem de instrumento para auxiliar no gerenciamento das fazendas, permitindo criar histórico de dados importantes, observar as atividades que impactam diretamente a produção e traçar estratégias mais eficazes para melhorar a qualidade dos frutos produzidos. Outro fator importante abordado no caderno é o monitoramento de pragas e inimigos naturais, que são responsáveis por causar danos às plantações de laranja no país.

Por meio de uma assistência técnica personalizada, a equipe da Solidaridad atende citricultoras e citricultores de São Paulo e Minas Gerais. Foto: Fundação Solidaridad

Com linguagem acessível, a versão digital conta com planilhas que podem ser preenchidas com informações das propriedades e permitem acompanhar seu desempenho. O intuito é monitorar a produção de laranja, otimizando tarefas e permitindo que os processos sigam parâmetros de sustentabilidade.

Para o Coordenador de Campo da Fundação Solidaridad, Éder Cardoso, a digitalização do caderno permitirá uma maior eficiência na gestão.

O pedido de uma versão digital veio dos produtores mais profissionalizados. A ideia é que as informações não se perdessem, trazendo mais praticidade na visualização e no preenchimento, além de permitir definir objetivos mais detalhados, com informações complementares para a tomada de decisões, afirma.

O preenchimento e o cálculo automático dos dados facilitam o registro. “A vantagem da versão digital é que ela dá suporte e informações práticas e rápidas para o produtor”, complementa Éder.

FRUTO RESILIENTE

O projeto Fruto Resiliente: fortalecendo a produção sustentável de laranja pretende contribuir para que quase 500 pequenas e pequenos produtores do Cinturão Citrícola Brasileiro melhorem suas práticas e alcancem um nível técnico de excelência. Entre os objetivos do projeto estão a adequação das propriedades à legislação brasileira e o alcance de níveis de padrão internacional de sustentabilidade.

Os citricultores contam com assistência técnica individualizada e treinamentos coletivos que abrangem diversas etapas da produção de laranja. Para garantir a efetividade das ações, eles são assistidos por engenheiros agrônomos e contam com auxílio de parcerias locais. O projeto é uma iniciativa pré-competitiva desenvolvida em parceria com as seguintes organizações do setor de sucos e bebidas: Cutrale, The Coca-Cola Company, Fundação Coca-Cola, Innocent Drinks e Eckes-Granini.

LEIA O MANUAL DE USO DO CADERNO DE CAMPO ANTES DE UTILIZÁ-LO.