Sobre a Solidaridad
ORGANIZAÇÃO
A Fundação Solidaridad é uma organização em rede composta por oito centros regionais localizados na América do Sul, América Central, América do Norte, África Ocidental, África Central e Oriental, África Meridional, Europa e Ásia. Cada um desses centros é responsável por contribuir para as estratégias globais da organização, bem como por desenvolver e implementar sua própria estratégia de programas. Essa estrutura organizacional foi projetada para maximizar a cooperação internacional para desenvolvimento, capacidade, transparência, desempenho e impacto.
A gestão de cada polo regional fica a cargo dos diretores regionais. Os oito diretores regionais constituem o Conselho Executivo de Diretores, que é o principal órgão normativo que garante coerência entre a estratégia global e as estratégias regionais. O Presidente do Conselho é Jeroen Douglas, Diretor Executivo da Solidaridad Network.
A Fundação Solidaridad tem cinco Conselhos de Supervisão Continental (Continental Supervisory Boards, ou CSBs): América Latina, Ásia, África, Europa e América do Norte. Cada CSB é responsável pela supervisão das estratégias regionais do continente e por seu controle financeiro.
O presidente de cada CSB é membro, por sua vez, do Conselho de Supervisão Internacional (International Supervisory Board, ou ISB). O ISB é responsável pela supervisão da estratégia global, do controle financeiro e das atividades do Conselho Diretor Executivo.
Roxana Barrantes é a Presidente do CSB para a América Latina e representante do Conselho no ISB.
Os outros membros do CSB são:
· Roberto Ugas (Peru)
· Bernardo Roehrs (Guatemala)
· Carolina da Costa (Brasil)
Coordinadora Programa Soja
NOSSA EQUIPE
Diretor de país
Rodrigo Castro
Diretor de País
Programa
Mariana Pereira
Gerente de Meio Ambiente e Qualidade
Paulo Lima
Gerente dos Programas de Cacau e Pecuária
Paula Freitas
Gerente de Cadeias Produtivas & Estratégias
Guilherme Ortega
Coordenador do Programa Laranja
Operações
Celso Marini
Gerente de Operações
Comunicação
Luiz Fernando Campos
Gerente de Comunicaciones
Soluções digitais
Denis Oliveira
Gerente da Unidade de Soluções Digitais
INTEGRIDADE
A Fundação Solidaridad se esforça para oferecer um trabalho de alta qualidade, alinhado com nossos valores e com os padrões legais. Isso inclui o tratamento justo e adequado de todos os nossos colaboradores e colaboradoras, parceiros, público-alvo e beneficiários. Para mais informações, faça download do nosso Código de Conduta.
Desejamos um mundo em que a economia funcione para todos. Um mundo onde tudo o que produzimos e consumimos possa nos sustentar respeitando o planeta, as outras pessoas e as gerações futuras.
Para isso, trabalhamos para que produtores e produtoras rurais e trabalhadores e trabalhadoras rurais obtenham renda, construam seu próprio futuro e possam produzir em equilíbrio com a natureza, colaborando em toda a cadeia produtiva para tornar a sustentabilidade o padrão.
Embora trabalhemos em mais de 40 países, compartilhamos um compromisso com um conjunto comum de valores.
Solidariedade: Somos fiéis ao nome da nossa organização, demonstrando profunda solidariedade com os produtores, trabalhadores e mineradores, cujo bem-estar é nossa prerrogativa.
Soluções: Frente aos desafios de nossos mercados, buscamos sempre soluções que sejam pragmáticas e ofereçam cenários de ganha-ganha.
Impacto: Nossas soluções criam condições para que possam ser mantidas ao longo do tempo, para serem adotadas por atores em nível local e para melhorar a qualidade de vida das comunidades.
Interdependência: Trabalhamos com a premissa de que somos interdependentes, tanto entre nós como com o planeta. Por isso, facilitamos a colaboração entre todos os atores das cadeias em que atuamos.
Inovação: Acreditamos que o aprendizado e o desenvolvimento contínuos agregam valor e levam a mudanças positivas.
Inclusão: Acreditamos que todos e todas têm potencial para contribuir e o direito de ser ouvidos.
Integridade: Aderimos aos mais elevados princípios éticos e padrões profissionais.
A estrutura em rede da Solidaridad se baseia nas ideias de que mudanças significativas crescem dentro das comunidades e de que a troca e o debate de diferentes ideias e perspectivas criam as soluções mais inovadoras. A diversidade e a representação de diferentes perspectivas e identidades são essenciais para a missão da Solidaridad.
A inclusão é priorizada em todos os níveis de trabalho da Solidaridad: desde a programação, que promove a equidade de gênero em setores historicamente dominados por homens, como a mineração, até a liderança em nossos cargos em níveis sênior e de gerência.
Tudo isso constitui o cerne do que a Fundação Solidaridad representa: equidade. A criação de uma cadeia de suprimentos mais justa e equitativa começa com nossa cultura de trabalho e permeia nossos programas, comunicações e parcerias.
Nossa estrutura de integridade dá respaldo a um diálogo aberto e honesto e a caminhos seguros para relatar e resolver problemas. Se você acha que a Fundação Solidaridad, seus funcionários ou representantes demonstraram comportamento impróprio ou injustificável, você pode escrever para Margarita Talavera (Conselheira Regional de Integridade) ou Mariana Pereira (representante para o Brasil). Todas as reclamações são tratadas de forma confidencial. Caso uma reclamação não seja anônima, ela receberá uma resposta por telefone ou e-mail dentro de duas semanas. Todas as reclamações são tratadas com cuidado, e medidas adequadas serão tomadas para lidar com elas.