Duração: Janeiro/2014 – Junho/2016
Fundos: EUR 140.000
Beneficiários: Cooperativa yerbatera Dos de Mayo; Cooperativa de Productores Yerbateros de Soberanía; Cooperativa Agrícola Unión; Cooperativa Don Germán; Establecimiento Don Leandro.
Atividades:
Realização das seguintes oficinas de treinamento:
-
5 workshops de boas práticas agrícolas (BAP)
-
4 workshops sobre gestão de recursos naturais (cuidado e proteção da água, solo e florestas)
-
4 workshops sobre o uso seguro de agroquímicos
-
Controle e manejo da erva-mate
-
Introdução às Boas Práticas de Fabricação
-
Procedimentos Operacionais Padrão de Saneamento
-
Manipulação higiênica de alimentos
Para o treinamento, foram adaptadas as ferramentas lúdicas desenvolvidas para o programa de chá. A estes foram adicionados documentários, fichas de registo e relatórios específicos que foram desenvolvidos com os técnicos de apoio de cada empresa/cooperativa. No caso das boas práticas de fabricação na fábrica, por outro lado, as dinâmicas de grupo foram utilizadas em sua maioria para engajar os operadores.
Resultados:
-
142 produtores aplicando boas práticas agrícolas
-
36 famílias aplicando boas práticas (média de quatro membros por família)
-
192 trabalhadores aplicando boas práticas de fabricação
No Paraguai, foram organizadas 2 grandes sessões de treinamento. Uma sobre as vantagens do sistema de colheita de ramas maduras, tanto em termos fitossanitários como de rendimento, com a participação de 395 produtores. A segunda foi sobre o manejo do solo. Ambos foram dirigidos a produtores e tareferos, e a cargo de técnicos do Instituto de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA). Em seguida, foi realizada uma série de capacitações para pequenos produtores de âmbito social para um total de 34 produtores e 5 técnicos foram enviados para treinar em Misiones.