É sabido que a indústria da moda enfrenta vários desafios de sustentabilidade em toda a sua longa e complexa cadeia de fornecimento, enquanto a produção das matérias-primas ficam fora do seu controle. Por estas razões, pode ser difícil para as marcas de moda saber por onde começar a abordar os problemas de sustentabilidade nos materiais, ou até ficarem tentadas a ignorá-las completamente.
No entanto, o mix de materiais contribui de modo muito significativo à conscientização ambiental e social de uma marca de moda. Importantes vitórias em sustentabilidade podem ser alcançadas precisamente neste estágio da cadeia de fornecimento.
Uma pesquisa recente da indústria da moda mostrou que o uso de materiais sustentáveis está aumentando: 53,7% das empresas estão usando materiais reciclados e 51,9% estão usando algodão sustentável. No entanto, as barreiras à sustentabilidade continuam sendo um problema. Por exemplo, 17,9% das empresas pesquisadas mencionaram que “é muito complicado”internalizar a temática.
Este blog destaca os pontos-chave do painel de discussão na recente Conferência Global de Sustentabilidade do Algodão em Xangai e, ao fazê-lo, pretende mostrar que desenvolver uma estratégia de materiais sustentáveis não é, na verdade, um bicho de sete cabeças.