Notícia

Solidaridad promove webinar no Fórum Mundial de Bioeconomia

Evento realizado conjuntamente com a Embaixada do Reino dos Países Baixos discute a importância das parcerias e apresenta o modelo exitoso de agropecuária de baixo carbono promovido na Amazônia

Fundação Solidaridad e a Embaixada do Reino dos Países Baixos mostram como é possível desenvolver um modelo de restauração produtiva na região amazônica, gerando renda para agricultores e agricultoras familiares e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com o tema Agricultura familiar de baixo carbono na Amazônia: gerando impacto positivo por meio de parcerias públicas e privadas, as duas instituições promovem no dia 19 de outubro de 2021, às 11h, webinar dentro da programação paralela do Fórum Mundial de Bioeconomia. Tradicionalmente realizado na Finlândia, a edição deste ano veio para o Brasil e acontece em Belém, no Pará, entre os dias 18 e 20 de outubro.

Participarão do evento Mariana Pereira, Gerente de Programas de Meio Ambiente e Qualidade da Fundação Solidaridad, Andrea Azevedo, Diretora de Programa e Projetos do Fundo JBS pela Amazônia, e Paul van de Logt, Conselheiro para a Agricultura da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil. A discussão será mediada por Rodrigo Castro, Diretor de País da Fundação Solidaridad.

Um dos focos do debate será o programa Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia, que desde 2015 é promovido pela Solidaridad e já beneficiou 230 famílias no assentamento Tuerê, no Pará. Nos próximos cinco anos, a iniciativa ganha escala com o projeto RestaurAmazônia, cuja meta é alcançar 1,5 mil famílias de três municípios paraenses.

A iniciativa, voltada para famílias produtoras de bezerros e amêndoas de cacau, tem conseguido fomentar o uso eficiente do solo, recuperar paisagens degradadas, ampliar a produtividade, contribuir para a redução do desmatamento e das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), assim como promover o desenvolvimento econômico e social da região. O programa é composto por visitas técnicas individuais, treinamentos coletivos, uso de ferramentas digitais que auxiliam o trabalho dos produtores e dinâmicas nas unidades demonstrativas. As boas práticas agropecuárias eliminam a demanda por novas áreas de floresta e recuperam áreas anteriormente desmatadas.

E a agricultura familiar é essencial para o avanço da sustentabilidade na região. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% da Amazônia Legal e 87% de suas unidades produtivas são mantidas por agricultores familiares.

FÓRUM

Primeira vez que acontece fora da Europa, a edição brasileira do Fórum Mundial de Bioeconomia pretende reunir lideranças de vários países para debates. Seu fundador, Jukka Kantola, disse que a escolha de Belém para sediar o evento foi motivada pelo fato de a região ser a entrada para a Amazônia. O finlandês ainda apontou que o intuito do encontro é fomentar o engajamento de empresas e companhias, além de criar mais ferramentas para aumentar a sustentabilidade e diminuir as mudanças climáticas. A agenda do Fórum está estruturada em quatro pilares: pessoas, planeta, políticas; líderes globais e mundo financeiro; bioprodutos ao nosso redor; e olhando para o futuro.

Webinar Agricultura familiar de baixo carbono na Amazônia: gerando impacto positivo por meio de parcerias públicas e privadas

  • Realização: Fundação Solidaridad e Embaixada do Reino dos Países Baixos
  • Data: Terça-feira, 19 de outubro de 2021
  • Horário: 11h às 12h30
  • Onde: On-line, no website oficial do Fórum Mundial de Bioeconomia (clique em “Eventos Associados» -> clique em «Ver agenda completa dos eventos associados» -> clique em “2º DIA” -> Procure pelo evento e clique em “Assistir transmissão”)

SAIBA MAIS SOBRE A ATUAÇÃO DA SOLIDARIDAD NA AMAZÔNIA: