Frutas, Notícia

Solidaridad Brasil produz cartilhas com orientações aos pequenos citricultores

Elaboradas no âmbito do projeto Fruto Resiliente, sete publicações levam informações importantes e dicas práticas para o cotidiano nas propriedades
As cartilhas abarcam os principais temas para a adequação das práticas nas propriedades. Imagem: Solidaridad Brasil

Com uma crescente demanda por suco de qualidade, a cadeia produtiva da laranja tem exigido um aprimoramento técnico que seja capaz de enfrentar os desafios impostos por uma produção sustentável. Pensando nisso, a Solidaridad Brasil produziu cinco cartilhas para auxiliar o trabalho de pequenos citricultores e citricultoras beneficiados pelo projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja. Além disso, outras duas trazem orientações de prevenção em tempos de Covid-19.

Compartilhadas com os produtores em formato digital, muitas vezes com acesso direto no celular, as cartilhas têm o intuito de contribuir com cuidados e orientações de boas práticas no campo. Com ilustrações e linguagem acessível, elas propõem um maior entendimento sobre temas relevantes para a produção de laranja e dão dicas sobre os melhores procedimentos, seja no cultivo, na gestão da propriedade ou na relação com funcionários e prestadores de serviço.

De acordo com o Coordenador de Projetos da Solidaridad Brasil, Guilherme Ortega, o objetivo das cartilhas não é só transmitir informações sobre temas relevantes para produtores e produtoras, mas trazê-las para o cotidiano da propriedade.

Para garantir uma produção de qualidade, por exemplo, é preciso administrar a propriedade como uma empresa, aprimorando procedimentos e evitando perdas. Nesse sentido, a cartilha ‘Planejamento e otimização de processos’ traz essa temática não só para apoiar os produtores a aumentar sua eficiência, mas também para ajudá-los a alcançar níveis de certificações internacionais”, explica.

Na publicação intitulada Armazenamento de insumos e descarte de materiais, os citricultores e citricultoras encontrarão informações importantes para manter a segurança no armazenamento de insumos, como defensivos e fertilizantes, além do descarte correto de embalagens e outros materiais. Ao final, é possível encontrar um checklist para conferir se os requisitos estão sendo cumpridos. Para complementar o conteúdo de segurança no campo, a cartilha Preparação e cuidados na utilização de produtos agroquímicos traz os procedimentos para o manuseio correto de produtos agroquímicos e os protocolos de utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Para garantir a segurana de produtores e trabalhadores rurais, foi produzido material de cuidados e prevenção à Covid-19. Imagem: Solidaridad Brasil

NORMAS TRABALHISTAS

Outra preocupação é garantir que os produtores cumpram a legislação trabalhista, tanto em relação às contratações de funcionários da fazenda quanto das equipes de colheita. A cartilha Trabalhadores no campo: tudo o que o produtor e a produtora precisam saber para se adequar às normas e à legislação, apresenta os principais pontos que devem ser cumpridos para a contratação e segurança no trabalho.

Já a cartilha Legislação ambiental rural ajuda os citricultores a conhecerem a legislação ambiental, a fim de garantir a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos da propriedade recomendados pelo Código Florestal.

Por fim, tendo em vista o impacto da pandemia da Covid-19 nas áreas rurais, o Fruto Resiliente também desenvolveu outras duas publicações. Uma voltada para produtoras e produtores e outra destinada a trabalhadores e trabalhadoras rurais, ambas trazem recomendações de higiene e segurança para evitar a contaminação do novo Coronavírus.

O projeto Fruto Resiliente é responsável por capacitar pequenos citricultores e citricultoras e promover boas práticas no campo. Foto: Solidaridad Brasil

FRUTO RESILIENTE

O projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja pretende contribuir para que quase 500 pequenos e pequenas produtores da região do Cinturão Citrícola Brasileiro – que compreende os estados de São Paulo e Minas Gerais – melhorem suas práticas e alcancem um nível técnico de excelência até 2023. Entre os objetivos principais do projeto estão a adequação das propriedades à legislação brasileira e o alcance de um nível de sustentabilidade compatível ao bronze do Farm Sustainability Assessment (FSA), desenvolvido pela Sustainable Agriculture Initiative (SAI), até 2023.

Os beneficiários contam com assistência técnica individualizada e treinamentos coletivos que abrangem diversas etapas da produção de laranja. Para garantir a efetividade das ações, eles são assistidos por engenheiros agrônomos e contam com auxílio de parcerias locais. O projeto é uma iniciativa pré-competitiva desenvolvida em parceria com as seguintes organizações do setor de sucos e bebidas: Cutrale, Coca-Cola, Fundação Coca-Cola, Innocent Drinks e Eckes-Granini.

FAÇA O DOWNLOAD DAS SETE CARTILHAS: