Notícia, Relatório Anual

Relatório Global Solidaridad 2024: Gerenciando a volatilidade, impulsionando a mudança sustentável

A Solidaridad comemora um ano de conquistas, reconhecendo o enorme empenho da nossa rede em quase 50 países. Em um ano de intensa volatilidade – política, econômica e ambiental -, testemunhamos provas sólidas de resiliência e progresso entre os produtores, agricultores e mineradores com quem trabalhamos. O Diretor Executivo, André de Freitas, compartilha sua visão sobre o ano que passou.

Em 2024, vimos os preços do café e do cacau se aproximarem de máximas históricas. Essa situação destacou o papel fundamental que a estabilidade das cadeias produtivas e dos padrões climáticos desempenham na economia global, bem como a interdependência entre todos os atores.

Embora o aumento nos preços seja um ganho inesperado para produtores e produtoras, a volatilidade dos preços representa um desafio para as organizações de agricultores, torrefadoras e comercializadoras. Nosso estudo sobre a distribuição de valor do café no mercado alemão explora detalhadamente como o valor é compartilhado ao longo da cadeia, fornecendo ferramentas para mitigar os riscos associados à volatilidade. Por meio da implementação de projetos com abrangência nacional, regional e global, buscamos colaborar e disponibilizar conhecimento a produtores rurais e a todos os parceiros, para que possam desenvolver maior resiliência e enfrentar as incertezas. Temos orgulho de comemorar mais um ano de colheita na Solidaridad.

Com o consenso de todas as partes para trabalharem juntas, realizamos uma primeira reunião presencial em maio. Cada participante compartilhou as informações que possuía, suas visões e trajetórias para identificarmos onde havia um interesse comum. Esta é a base para planejar e potencializar os recursos que cada organização tem para apoiar a gestão eficiente do uso da terra.

RESPOSTA À CONFIANÇA DOS NOSSOS PARCEIROS

Em 2024, obtivemos resultados e impactos importantes em todos os nossos programas em nível global. Apesar de um cenário complexo de desaceleração da economia mundial, conseguimos garantir 78 milhões de euros para impulsionar o desenvolvimento sustentável e promover mudanças significativas. Com esse investimento, pudemos demonstrar a eficácia das soluções que desenvolvemos, com uma abordagem pragmática e adaptada às necessidades locais.

É por isso que agradecemos a colaboração dos nossos parceiros do setor privado, do setor público, da sociedade civil e dos prestadores de serviços, que nos permitiram alcançar mais de 1,2 milhão de produtores e produtoras que tiveram melhorias em seus rendimentos e mais de 770 mil que aumentaram suas rendas. Nosso trabalho facilitou o acesso de 750 mil produtores e mineradores artesanais e de pequena escala a serviços novos ou aprimorados, essenciais para suas atividades agrícolas ou mineradoras.

Nossos esforços nas esferas social e econômica foram lograram resultados sólidos na gestão ambiental. Atualmente, mais de 2,3 milhões de hectares estão sob manejo sustentável. Esses esforços contribuíram para evitar, capturar ou remover 130.509 toneladas de CO2 equivalente por ano. Grande parte desse sucesso se deve à implementação de práticas sustentáveis, como sistemas agroflorestais, agricultura resiliente ao clima e agricultura regenerativa.

CONSTRUÇÃO PARA O FUTURO 

Temos também a satisfação de anunciar que continuamos a nos profissionalizar como organização em rede global para responder melhor às contingências atuais e futuras. Em 2024, nossas equipe chegou a mais de 1,5 mil pessoas, superando as projeções, e demos boas-vindas a 153 novos colegas. Em consonância com o espírito de rede, fortalecemos nossos escritórios regionais. Consideramos as perspectivas de cada região e, juntos, desenvolvemos nossos programas e estratégias. Para garantir a coerência com a nossa missão, implementamos uma plataforma de aprendizagem digital, investimos no bem-estar e no desenvolvimento pessoal e fortalecemos as iniciativas de diversidade e inclusão.

A integridade continua sendo uma prioridade, com equipes dedicados ao tema em nossos escritórios regionais e nacionais, marcos e protocolos estabelecidos. Seguimos melhorando e profissionalizando nossos sistemas internos nas áreas de RH, Finanças, TI, Comunicação e PMEL (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem). No total, foram realizadas mais de 40 avaliações no mundo, o que nos permitiu compreender melhor o impacto e a contribuição do nosso trabalho, ajudando a nos adaptar e realizar ajustes de acordo com as necessidades.

Confira o nosso relatório anual e conheça as histórias inspiradoras e as experiências enriquecedoras que contamos no site da Solidaridad Network em 2024 (em inglês).