
Nos dias 4, 7 e 26 de novembro de 2024, a unidade de Soluções Digitais da Fundação Solidaridad realizou três edições do workshop A Pecuária do Futuro, com objetivo de apresentar o aplicativo Solis e o Currículo de Sustentabilidade na Cadeia da Pecuária a diversos atores-chave. Entre os quase 70 participantes, estavam representantes da sociedade civil, da academia, de empresas, de secretarias municipais e produtores, que contribuíram com suas percepções e sugestões.
Três municípios foram selecionados para realização dos eventos, com base no potencial de colaboração de seus públicos. Em Novo Repartimento (PA), os produtores e extensionistas presentes foram envolvidos anteriormente de forma mais direta na criação do Solis e do Currículo. Em Marabá (PA), o evento contou com a participação de representantes da academia, da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, responsáveis pelas ações de assistência técnica e extensão rural da região. Já o município de Alta Floresta, localizado no Mato Grosso, foi escolhido por ser reconhecido pela sua pecuária, principalmente leiteira, possibilitando a avaliação do uso do aplicativo e do Currículo num contexto produtivo diferente, mas ainda relacionado ao tema da expansão de áreas na Amazônia.

Desenvolvido por meio do projeto Ferramentas Digitais Inclusivas (ATDT), o Solis é uma ferramenta digital que conecta técnicos e agricultores para compartilhar experiências e conhecimentos sobre uma produção mais eficiente, resiliente e rentável. Com ele, agricultores e agricultoras podem criar e compartilhar vídeos informativos sobre as boas práticas que adotam, seus resultados e como adaptam as recomendações técnicas à sua realidade.
O aplicativo foi construído de forma cocriativa, com o envolvimento de seu público-alvo em diversas etapas do desenvolvimento. O conjunto de práticas agroecológicas, ferramentas de facilitação e metodologias pedagógicas utilizados nesse processo foram reunidos em um currículo de sustentabilidade – já disponível em inglês e, em breve, também em português – que pode ser consultado como referência para novos projetos que abordem a adoção de boas práticas na pecuária. A realização de dias de campo, oficinas segmentadas e o fomento ao protagonismo de mulheres e jovens fizeram parte das práticas abordadas na publicação.
Os workshops evidenciaram a relação entre o trabalho de transformação digital na assistência técnica rural e o ambiente acadêmico. Abrimos uma porta que pode juntar a juventude que está na academia, interessada no tema da agricultura familiar, com a realidade dos produtores por meio da interação social em plataformas digitais e a geração de conteúdo audiovisual. É um passo em direção à mudança da crença de que conteúdo técnico precisa ser algo rebuscado. Conseguimos trabalhar com mais leveza, com base na hipótese de que uma comunicação mais contextualizada na realidade das famílias agricultoras é a chave para o aumento da adoção de boas práticas de forma acelerada”, explica o Gerente de Soluções Digitais da Fundação Solidaridad, Denis Oliveira.

ESCUTA ATIVA
Após a apresentação das funcionalidades do Solis e do escopo do currículo de sustentabilidade, os eventos tiveram momentos voltados ao esclarecimento de dúvidas e coleta de sugestões dos diversos perfis de participantes, que foram incorporadas ao conteúdo e serão consideradas em futuras atualizações do aplicativo, visando sua escalabilidade:
- Andrezza Alves Spexoto Olival, Coordenadora de Projetos do Instituto Ouro Verde (IOV): “A comunicação é um desafio, não só na assistência técnica, mas também na divulgação de conhecimento. Tivemos um evento sobre sistemas silvipastoris, e a discussão posterior foi como poderíamos difundir a informação para um maior número de agricultores, não só para aqueles com os quais atuamos. As comunidades mudaram muito nos últimos anos e precisamos aproveitar as inovações que estão disponíveis a favor da agricultura familiar. E o Solis pode ser uma oportunidade.”
- Eduardo Darvin, Coordenador do Programa de Economias Sociais do Instituto Centro de Vida (ICV): “Os pequenos pecuaristas têm grandes desafios relacionados ao acesso à assistência técnica e ao crédito rural para que possam otimizar sua prática produtiva, aumentando sua receita e diminuindo seus custos. O Solis vem como uma alternativa de troca de informação entre proprietários rurais e técnicos e pode apoiar no compartilhamento de inovações tecnológicas e práticas com quem realmente precisa, melhorando a qualidade de vida dessas famílias.”
ATDT
Desenvolvido no âmbito do projeto Ferramentas Digitais Inclusivas (ATDT), o Solis fruto de uma parceria entre a Alliance of Bioversity International and CIAT e a Fundação Solidaridad, financiado pela União Europeia, por meio de sua iniciativa DeSIRA, e gerenciado pelo International Fund for Agricultural Development (IFAD). A parceria teve início em fevereiro de 2023 e se encerrou em dezembro de 2024.