
A Fundação Solidaridad marcou presença como apoiadora oficial da 13ª edição do Encontro Cana Substantivo Feminino, a fim de fortalecer o seu compromisso com a equidade de gênero na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Realizado no Centro de Convenções de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto (SP), o evento destacou o protagonismo das mulheres no setor canavieiro, propondo reflexões sobre participação, liderança, com foco especial em produtoras rurais e mulheres que lideram negócios familiares.
A Coordenadora de Projetos de Cana-de-Açúcar da Fundação Solidaridad, Leticia Ivanovici, integrou o painel “As mulheres nas associações canavieiras”. Em sua apresentação, ela trouxe à tona questões sobre o papel das associações em fortalecer os negócios das mulheres no campo e destacou a liderança feminina como fonte de inspiração para as pequenas produtoras.
Na Solidaridad, trabalhamos com três pilares para promover as cadeias de produção: renda, sustentabilidade e inclusão. E acredito que é no terceiro pilar que buscamos promover ações para a inclusão da mulher. Em todos os projetos de cana que fazemos com outras temáticas, sempre buscamos engajar e incentivar a participação de produtoras e outras mulheres que são referências no setor”, destacou ela, que foi homenageada com um troféu por sua participação na mesa.

Durante os painéis temáticos, pautas relevantes foram abordadas. Entre elas, a maneira como as mulheres são percebidas nos setores industrial e agrícola, além da necessidade urgente de garantir espaço e voz nesses ambientes. Também foram debatidos os estigmas que envolvem a equidade de gênero, bem como a “síndrome de impostora” e a falta de representatividade em cargos de liderança.
Paralelamente aos debates e às trocas de experiências, o evento proporcionou momentos de networking. Além disso, as participantes puderam fazer test-drives em caminhões e tratores e participaram de um sorteio de brindes.

A valorização do papel das mulheres na cadeia sucroenergética passa não apenas pelo reconhecimento de suas contribuições, mas também pelo fortalecimento de seus negócios e iniciativas. Nesse cenário, as associações desempenham um papel essencial, fornecendo assistência técnica e promovendo acesso a tecnologias, pesquisas e oportunidades que impulsionam o crescimento sustentável das produtoras. Entre as participantes do evento, Luci Pacotti, produtora de cana-de-açúcar e integrante da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari), no estado de São Paulo, ressaltou a importância de parcerias com instituições como a Solidaridad para o desenvolvimento do setor:
Na minha visão, a Solidaridad é uma organização muito relevante para o agro, pois estabelece parcerias importantes com os produtores, especialmente por meio das associações. Minha experiência foi diretamente com a Assobari, na qual pude observar o papel da Solidaridad em incrementar pesquisas, fomentar negócios e elevar os projetos a um patamar mais avançado. Um exemplo disso foi a introdução de práticas como o plantio direto de cana-de-açúcar e de soja, além do uso de tecnologia para análise de solo e georreferenciamento”, disse.
CANA SUBSTANTIVO FEMININO
A iniciativa teve início há 13 anos e se consolidou como um dos mais importantes e prestigiados encontros de mulheres do setor canavieiro. O evento proporciona uma rica troca de experiências e ideias, reunindo produtoras rurais, profissionais e entidades do setor em prol de um futuro mais inclusivo e sustentável.