Frutas, Notícia

‘Fruto Resiliente’ se consolida na produção sustentável de laranja no Brasil

Com foco inédito no apoio a pequenos citricultores e reconhecimento do setor, o projeto celebra os resultados em prol de práticas agrícolas mais sustentáveis, rentáveis e socialmente justas

Os treinamentos promovidos pelo projeto são um espaço de troca de conhecimento entre produtores e produtoras rurais. Foto: Fundação Solidaridad

O projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja vem se consolidando como iniciativa pioneira de apoio a pequenas e pequenos produtores de laranja no Brasil. Realizado pela Fundação Solidaridad desde o final de 2019, a iniciativa tem colhido bons frutos até agora: mais de cem produtores engajados, parceria com importantes atores do setor e uma produção de conteúdo robusta – incluindo treinamentos on-line – visando práticas no campo que sejam adaptadas às exigências da legislação e garantam competitividade e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Juntas, essas ações já impactaram direta e indiretamente a ação de mais de 800 produtores.

O objetivo é chegar a 200 citricultores participantes até o fim do ano. Os envolvidos contam com atendimento individualizado, e os treinamentos coletivos abrangem diversas etapas da produção de laranja. Para garantir a efetividade das ações, eles são assistidos por quatro técnicos agrícolas e um coordenador de campo em 22 municípios paulistas das regiões de Porto Ferreira, Limeira, Bebedouro, Duartina e Jales.

A equipe da Fundação Solidaridad presta assistência técnica individualizada para os participantes do projeto. Foto: Fundação Solidaridad

Outra conquista do Fruto Resiliente foi a parceria com o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM) e associações de produtores rurais, atores-chave da cadeia produtiva. Com o CCSM, a Solidaridad tem ampliado a oferta de cursos e treinamentos. Já a aliança com associações locais de produtores possibilita o uso das funcionalidades das ferramentas digitais da Solidaridad e contribui para expandir o número de produtores envolvidos.

Com o objetivo de contribuir para a difusão da informação no setor citrícola, o Fruto Resiliente tem aportado relevante conteúdo em diversos formatos: já produziu 14 vídeos animados, 19 podcasts, dez treinamentos on-line no YouTube e dois vídeos em parceria com o CCSM. Além disso, a iniciativa produziu sete cartilhas e um caderno de campo voltado para o dia a dia nas propriedades rurais. Somados, os materiais contam com quase 10 mil visualizações e estão disponíveis na plataforma on-line Citros Conecta, portal que é referência na divulgação de informações e notícias sobre a citricultura.

Para marcar sua presença no campo, levar informação e conectar produtores, a Fundação Solidaridad promoveu cinco treinamentos presenciais com especialistas. Em parceria com o CCSM, foram realizadas duas capacitações sobre a importância da análise de solo para uma produção mais sustentável. Os outros três contaram com a participação de quase 50 produtores nos municípios de Leme, Monte Azul Paulista e Lucianópolis, e também abordaram temas importantes: práticas de gerenciamento da propriedade rural e questões trabalhistas, envolvendo contratação de trabalhadores, uso de EPIs e saúde e segurança em geral.

As orientações passadas nos treinamentos possibilitam a adequação à legislação e o aumento da competitividade dos citricultores. Foto: Fundação Solidaridad

RESILIÊNCIA

O Coordenador de Projetos da Solidaridad, Guilherme Ortega, acredita que o fortalecimento da resiliência dos pequenos agricultores contribui diretamente para a consolidação da citricultura brasileira, permitindo que melhorem seus meios de subsistência e prosperem como fornecedores de laranja para o mercado.

Estamos trazendo aos pequenos produtores acesso à informação e a oportunidade de alcançar parâmetros e práticas exigidos pelo mercado, mas que podem ser desafiadores para as pequenas propriedades. Fornecemos acesso a assistência técnica individualizada e conseguimos ajudá-los não só do ponto de vista da  sustentabilidade, mas também em práticas produtivas que são importantes para uma maior eficiência», afirma ele.

FRUTO RESILIENTE

O projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja da Fundação Solidaridad é uma iniciativa setorial com o objetivo de apoiar pequenas e pequenos citricultores do Cinturão Citrícola Brasileiro, que compreende os estados de São Paulo e Minas Gerais. Dentre seus principais objetivos estão a adequação das propriedades à legislação brasileira, o alcance de padrões de verificação de sustentabilidade internacionalmente reconhecidos, o aumento da competitividade e a garantia de direitos humanos básicos para trabalhadores e trabalhadoras agrícolas.

Em seus quatro anos de duração, o projeto visa incentivar e promover melhores práticas agrícolas aliadas a um bom gerenciamento das propriedades rurais para cerca de 500 citricultores da região. As ações têm o apoio da processadora brasileira de laranja Cutrale, a Coca-Cola e a Fundação Coca-Cola (Estados Unidos), Innocent Drinks (Reino Unido) e Eckes-Granini (Alemanha).

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO FRUTO RESILIENTE: