Notícia

Chamamento à UE para adoção de conjunto de medidas contra o desmatamento

Membros da TFA solicitam que a União Europeia adote uma “combinação inteligente” de medidas para combater o desmatamento oriundo da importação de matérias-primas

Leia o documento na íntegra

Solidaridad, juntamente com mais de 50 organizações que integram a coalizão Tropical Forest Alliance (TFA) – incluindo algumas das principais empresas, marcas e organizações produtoras do mundo que utilizam matérias-primas que exercem pressão sobre florestas tropicais, assim como associações industriais e organizações internacionais da sociedade civil –, apoia o documento de posicionamento que solicita à União Europeia (UE) a adoção de uma “combinação inteligente” de medidas para enfrentar o desmatamento.

O documento indica uma série de intervenções que se reforçam mutuamente que devem ser consideradas pela Comissão Europeia ao propor uma legislação para proteger e restaurar as florestas do mundo. As medidas sugeridas incluem:

  • Parcerias entre a UE e os países produtores;
  • Medidas do lado da demanda, incluindo mecanismos de due diligence;
  • Diálogo com outros países consumidores;
  • Investimento e finanças sustentáveis;
  • Sistemas robustos de verificação.

O documento de posicionamento foi desenvolvido em resposta ao Comunicado da Comissão Europeia de 2019 para intensificar a ação da UE para proteger e restaurar as florestas do mundo. As respostas surgiram de um amplo processo de participação convocado pela TFA durante o primeiro semestre de 2020, que reuniu as perspectivas de mais de 120 representantes da indústria e sociedade civil sobre as prioridades estabelecidas no comunicado da Comissão Europeia.

Os resultados iniciais, incluindo os componentes centrais do conjunto de medidas, foram publicados como um documento de discussão em julho e apresentados à Comissão Europeia e às outras partes interessadas durante um webinar. O documento de posicionamento surgiu desse processo, e seu desenvolvimento foi apoiado de perto por um grupo de trabalho de várias partes interessadas de empresas, indústria e organizações da sociedade civil.

O apoio coletivo a esse documento é uma forte demonstração da mobilização dos atores do setor privado, em toda a cadeia produtiva de várias commodities consideradas de risco florestal, a favor das ambiciosas medidas da UE para combater o desmatamento.

Para manifestar apoio ao documento ou obter outras informações, entre em contato no e-mail [email protected].