
Durante o Brazil Bean to Bar Chocolate Week, realizado no último fim de semana em São Paulo, foi anunciado o resultado da 2ª edição do Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra, promovido pela Associação Bean to Bar Brasil. Os três primeiros lugares foram conquistados por chocolates fabricados com amêndoas de cacau do assentamento Tuerê, no município de Novo Repartimento (PA), que já soma quase 40 prêmios e se consolida como um terroir. Há mais de dez anos, a Fundação Solidaridad atua no território com o Programa Amazônia, responsável por promover a agricultura de baixo carbono e o incremento de renda por meio de assistência técnica gratuita e individualizada.
As amêndoas que garantiram o ouro, a prata e o bronze foram produzidas pelos cacauicultores João Evangelista, Valdemiro Broechl e João Rios, respectivamente. João Evangelista, cujo cacau foi reconhecido em 14 premiações desde 2021, teve o primeiro contato com a chocolateira Ariana Ribeiro, fundadora da C’Alma Chocolate, no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de 2023.
Fiquei muito feliz com mais esse importante reconhecimento. Eu conheci a Ariana dois anos atrás no festival em Belém. Depois de um tempo, recebi uma ligação dela e passamos a fazer negócios. Fiquei feliz não só porque a minha amêndoa ganhou, mas porque ela ganhou com o trabalho dela, com o chocolate que ela produz”, ressaltou ele.

O sítio de Evangelista possui 42 hectares, dos quais oito são destinados exclusivamente ao cultivo de cacau em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Além do cacau, sombreado por espécies como o açaí, ele produz outras 36 espécies florestais, entre elas andiroba, ipê, mogno brasileiro, taúba e angelim.
Os produtores Valdemiro Broechl e João Rios receberam assistência da Fundação Solidaridad em sua trajetória de aprimoramento produtivo e garantiram o segundo e o terceiro lugar no concurso. O assentamento Tuerê tem se destacado pela evolução da qualidade técnica de seus produtores de cacau. Com os novos reconhecimentos, a localidade ostenta quase 40 prêmios. As amêndoas de cacau encantaram os jurados pela intensidade e riqueza de sabores, consolidando o Tuerê como um território de referência na produção de cacau de excelência.

Confira as medalhas do 2º Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra:
- Ouro: Chocolate C’alma, feito com amêndoas de João Evangelista
- Prata: Mission Chocolate, feito com amêndoas de Valdemiro Broechl
- Bronze: Chocolate Monjolo, feito com amêndoas de João Rios