Apoiadora do 10º Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, evento mais importante para o setor ervateiro do Paraná, a Solidaridad destaca-se como protagonista no debate para impulsionar a erva-mate em novos mercados e produtos
Com a estruturação de um programa robusto de erva-mate no Brasil nos últimos anos, focado no desenvolvimento socioeconômico de agricultor@s familiares e na restauração produtiva da Mata Atlântica no Sul do país, a Fundação Solidaridad vem desempenhando um papel-chave para a articulação entre os diversos atores na cadeia e criação de novas parcerias. No final do ano passado, a Organização foi, ao lado da Invest Paraná, apoiadora do 10º Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, evento que ocorreu no câmpus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Irati (PR). Além disso, compôs a principal mesa de debate.
O evento discutiu os caminhos para que os produtores paranaenses possam se beneficiar do investimento em produtos diferenciados e da exploração de novos mercados, com apoio de pesquisa, assistência técnica e parcerias entre entidades e poder público. O evento foi realizado pela Unicentro em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Embrapa Florestas. Com a integração entre entidades do setor ervateiro, técnicos, produtores, indústrias e lideranças, o objetivo é estimular a sustentabilidade econômica, ambiental e social a partir da organização da cadeia produtiva, certificação da qualidade do produto e desenvolvimento tecnológico.
Para o Coordenador de Projetos da Fundação Solidaridad, Gabriel Dedini, a participação no Fórum foi importante para a consolidação da atuação da Solidaridad no setor.
Participar do evento e ser convidado para compor a mesa junto às principais instituições de apoio ao setor no estado do Paraná foi um marco para o nosso programa, que vem, com muita dedicação e comprometimento, obtendo reconhecimento por um trabalho consistente e responsável realizado pela Solidaridad. Compor este ecossistema sempre foi um dos nossos objetivos, uma vez que reconhecemos no coletivo a junção de elementos e expertises que podem mover e posicionar o setor à frente”, destacou ele.
O Paraná é o principal produtor de erva-mate do país, com 63% da produção nacional, e a qualidade da erva-mate sombreada produzida no estado é considerada a melhor do mundo, pois apresenta sabor e aroma diferenciados. Na abertura, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, incentivou que o consumo da erva-mate se expanda para além dos tradicionais chimarrão e tererê. “Temos tamanho e eficiência na produção agrícola, mas não podemos oferecer mais do mesmo. Nosso desafio é o mercado, gerar inovação, produzir com sustentabilidade e alargar a base de consumidores no mundo”, disse.
Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, é preciso fazer um esforço de cooperação na cadeia produtiva, ajudando agricultores que mantêm boas práticas no campo a ser economicamente rentáveis. “Não basta ser o maior produtor ou ter a melhor erva-mate. Precisamos ter melhor preço, melhor renda, melhor qualidade de vida. O compromisso do Instituto é com a articulação com todos os segmentos”, reforçou.
INOVAÇÃO E RENDA
Na região Centro-Sul do Paraná, aproximadamente 37 mil famílias se beneficiam da produção da erva-mate, de acordo com o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate). As indústrias buscam o desenvolvimento de itens para além do chimarrão e tererê, como nas áreas de cosméticos e alimentos, com foco na geração de emprego e renda.
O coordenador estadual de Produção Florestal do IDR-Paraná, Amauri Ferreira Pinto, destacou que a parceria entre diversos setores está ajudando a desenvolver a cadeia produtiva no estado.
Quando a cadeia não está equilibrada e harmonizada, com rentabilidade e sustentabilidade para cada um de seus elos, não vai para frente. Começamos a debater nos Fóruns para identificar gargalos e promover boas práticas agrícolas, certificação, mercado e inovação”, comentou.
ERVA-MATE BRASIL
Executado pela Solidaridad, o projeto Erva-Mate Brasil espera impactar 200 produtoras e produtores da Região Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e criar, um modelo de assistência técnica em larga escala, pautado na melhoria contínua da produção de erva-mate. Desenvolvido com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas e da Coca-Cola Brasil, o projeto conta também com a parceria técnica da Embrapa Florestas, Emater/RS-Ascar e IDR-PR.
Por meio de um processo de melhoria contínua que busca incrementar a produção e renda dos produtores e produtoras, o Erva-Mate Brasil pretende contribuir para o desenvolvimento de uma cadeia mais integrada e consciente nos aspectos social e ambiental. A iniciativa estimula famílias produtoras a permanecer na cadeia produtiva, assim como apoia o trabalho das ervateiras – responsáveis pela compra direta da erva de agricultoras e agricultores e o beneficiamento da matéria-prima para as indústrias. Aos beneficiários do projeto, a Fundação Solidaridad oferece informações técnicas sobre boas práticas de produção, como seleção e implantação de mudas, manejo do solo, proteção do cultivo e técnicas de poda.
*Texto adaptado da publicação original da Agência Estadual de Notícias do Governo do Paraná: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Forum-debate-investimento-em-novos-mercados-e-produtos-para-impulsionar-erva-mate