Cana-de-Açúcar, Notícia

Sucessão familiar na cadeia de cana

Fundação Solidaridad é parceira da Orplana e da Corteva na Academia de Sucessão no Agronegócio. Realizado pela FDC, o programa prevê a formação de jovens lideranças e terá módulo de sustentabilidade com suporte do Muda Cana

Formar filhos de produtores e produtoras de cana-de-açúcar que já atuam no negócio da família. Essa é a proposta da Academia de Sucessão no Agronegócio, uma iniciativa que acaba de ser lançada pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) em parceria com a Fundação Solidaridad e a Corteva Agriscience e realização da Fundação Dom Cabral (FDC).

Garantir a sucessão familiar é um dos principais desafios para o setor sucroenergético. Foto: Fundação Solidaridad

Ao longo do programa, que terá início em setembro com aulas semanais, serão abordados os seguintes temas: economia, agronegócio, sucessão familiar, digitalização, gestão de pessoas, sustentabilidade, conjuntura política e engajamento, entre outros. Esta edição contará com a participação de cem filhos e filhas de associados da Orplana que já atuam na propriedade familiar. A expectativa é que novas turmas sejam abertas anualmente. Realizadas pela plataforma de ensino da FDC, as aulas on-line terão a duração de oito meses.

Fruto da parceria entre a Orplana e Solidaridad, o programa Muda Cana é responsável por desenvolver o módulo de sustentabilidade da Academia. Entre as atividades, está prevista uma live com Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital e a representante brasileira no Board da Solidaridad para a América Latina.

Com a Academia, nosso olhar vai em direção ao futuro. É preciso agir hoje para garantir a continuidade da produção de cana e, consequentemente, do setor sucroenergético. A Orplana tem o dever de impulsionar esse tema e, graças a sua representatividade, atraiu parceiros com a mesma visão e propósito”, afirma o Diretor Executivo da Orplana, Denis Arroyo.

Para a Gerente de Projetos de Cana da Fundação Solidaridad, Aline Silva, a atuação da Organização em prol da sustentabilidade das cadeias produtivas pressupõe continuidade. “Nesse sentido, a Solidaridad se junta à Orplana, Corteva e FDC para apoiar a formação das próximas gerações de produtores e produtoras de cana e atuar em um tema tão relevante como a sucessão familiar”, comenta.

Com o Muda Cana, Solidaridad e Orplana realizam ações visando o futuro da cadeia produtiva. Foto: Fundação Solidaridad

DEMANDA DO SETOR

Segundo a Líder Comercial Área Leste da Corteva Agriscience, Mariana Castanho, um dos maiores desafios que o agronegócio tem hoje é realizar a sucessão familiar nas propriedades, garantindo a continuidade e a sustentabilidade financeira da propriedade rural. “E a Academia de Sucessão no Agronegócio vem ao encontro dessa necessidade do setor, um exemplo de parceria em benefício do agronegócio. Para nós é um privilégio poder contribuir com o produtor rural por meio desta oportunidade,” afirma ela.

“Contribuir para a capacitação de jovens e famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar é motivo de orgulho e reconhecimento para nós,” salienta o Gerente de Projetos da FDC, Pedro Vergueiro. De acordo com ele, a instituição já realizou diversos programas com foco no processo de sucessão, com atendimento a mais de 900 famílias. Ele citou a Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e Famílias Empresárias, do Family Business Abroad, com quatro módulos internacionais na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos, entre outras intervenções que compõem a abordagem da Jornada da Família Empresária (JFE).

SAIBA MAIS SOBRE A ATUAÇÃO DA SOLIDARIDAD BRASIL NA CADEIA DE CANA: