Fruto de uma parceria exitosa entre Fundação Solidaridad, Raízen e Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) desde 2014, o programa ELO obteve o reconhecimento da plataforma Sustainable Agriculture Initiative (SAI). Ao garantir o alinhamento dos critérios do programa ELO aos padrões internacionais de sustentabilidade mais reconhecidos pelo mercado, a Raízen iniciou o processo de análise e adequação aos requisitos da SAI em 2021. E por incentivar a adoção de medidas que potencializem ações sociais, ambientais e econômicas de forma positiva na cadeia produtiva da cana, o ELO foi reconhecido pela SAI como equivalente ao nível bronze do Farm Sustainability Assessment (FSA, Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda) 3.0.
A SAI é uma organização internacional sem fins lucrativos criada em 2002 em Genebra, na Suíça, que contribui para transformar as cadeias produtivas ao incentivar o desenvolvimento de padrões agrícolas sustentáveis. Ela desenvolveu o FSA, composto por 112 critérios sobre preservação ambiental, gestão econômica e condições sociais para colaboradores, colaboradoras e comunidades locais e que é usado como referência de sustentabilidade em mais de 200 mil propriedades de cerca de 40 países.
A conclusão desse processo é um passo muito importante no reconhecimento internacional do ElO como programa de referência no setor sucroenergético. O programa é o primeiro padrão para produtores de cana-de-açúcar adotado por uma empresa a ser reconhecido como equivalente ao nível Bronze do FSA. É uma confirmação da robustez do programa, que acaba de entrar em seu oitavo ano, e de sua relevância para impulsionar e apoiar a sustentabilidade da cadeia global de açúcar e etanol”, considera a Gerente da Unidade de Soluções Digitais para a América do Sul da Solidaridad, Violaine Laurens.
Criado em 2014, o ELO estimula o planejamento estratégico das propriedades, garantindo, entre outras melhorias, o aperfeiçoamento contínuo dos produtores por meio de técnicas de gerenciamento, cultivo e respeito ao meio ambiente e às pessoas. Com adesão voluntária, a iniciativa conta com cerca de 2 mil fornecedores que aplicam as recomendações de melhorias identificadas com o auxílio de aplicativos móveis durante as visitas técnicas.
Segundo Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen, por meio do padrão internacional, a companhia busca estimular ainda mais hábitos socioambientais no cultivo e processamento da cana. “Entendemos que o reconhecimento de agentes externos é uma excelente forma de reforçar boas práticas já adotadas nas operações dos parceiros e dar visibilidade ao impacto positivo gerado no campo pelo programa. Validações como essas engajam os fornecedores, levando-os a implementar medidas que garantam padrões de excelência em seus processos produtivos”, afirma.
SOLUÇÕES DIGITAIS
Caracterizado pela orientação e acompanhamento de perto dos fornecedores, o ELO se tornou um disseminador de boas práticas que têm transformado propriedades rurais nas áreas de influência da Raízen, principal fabricante de etanol de cana do Brasil. Trata-se de um modelo de assistência técnica inédito no setor sucroenergético brasileiro, criado a partir da adoção de soluções digitais como o Horizonte Rural e o Extension Solution, desenvolvidas pela Fundação Solidaridad.
O Extension Solution permite ganho de escala no acompanhamento de produtores, agilizando o diagnóstico e a geração de recomendações individualizadas. O aplicativo auxilia os extensionistas no acompanhamento técnico dos produtores, o que gera ganhos de eficiência e permite aumentar a frequência de visitas por produtor. Ainda por meio do aplicativo, o técnico pode gerenciar sua agenda de trabalho, criar rotas até as fazendas e compartilhar materiais de treinamento pelo WhatsApp. Além disso, os painéis de controle alimentados pelo Extension permitem o desenvolvimento de ações direcionadas para atender os desafios nas áreas rurais.
SOBRE A RAÍZEN
A Raízen é referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios. Desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investe continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, busca o protagonismo na transição energética, ampliando o portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Dessa forma, a Raízen já evitou 5,2MM de toneladas de C02 por ano no ambiente e, até 2030, tem como meta conter o dobro desse montante.
Com um time de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 2020/2021 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Conta com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Sua capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produz na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
SOBRE O IMAFLORA
O Imaflora é uma organização brasileira que, há 27 anos, atua em todo o Brasil, articulando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável nos setores florestal e agropecuário, promovendo ações integradas e inovadoras, que contribuem para a conservação dos recursos naturais e, também, para melhoria e manutenção da qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais e agricultores familiares. No escopo do Programa ELO, é responsável por prover mecanismos de transparência e verificação de terceira parte, trazendo credibilidade à iniciativa.
SAIBA MAIS SOBRE AS SOLUÇÕES DIGITAIS DA SOLIDARIDAD:
-
Fundação Solidaridad e Santa Food em prol dos sistemas alimentares globais
-
Soluções Digitais possibilitam parceria com a Raízen na produção de cana sustentável
-
Solidaridad é selecionada para programa de aceleração de universidade nos EUA
-
Solidaridad apresenta em congresso a experiência de criação do Extension Solution