Notícia

Trabalhadores rurais da Amazônia protegidos contra a Covid-19

Solidaridad Brasil distribuiu mais de 400 kits de proteção às famílias produtoras de cacau de Novo Repartimento, no Pará

No início do mês, a Solidaridad Brasil entregou às 225 famílias beneficiárias do projeto Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia, kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenção à Covid-19. Residentes no Tuerê, assentamento rural em Novo Repartimento, no Pará, as famílias produtoras de cacau receberam dois pacotes com luvas, máscara, garrafa térmica e álcool em gel. Junto com os equipamentos, foi entregue uma cartilha explicativa com orientações de uso dos EPIs e boas práticas na prevenção à doença para o trabalho em campo. No total, mas de 400 kits foram entregues.

O período de entrega dos kits se deu em função da safra do cacau na região, marcada por maior convívio social entre os produtores e produtoras, que precisam transitar entre as propriedades para ajudar na colheita e quebra do fruto. Além disso, a contratação de trabalhadores e trabalhadoras rurais nessa época aumento o fluxo de pessoas nas propriedades.

Os kits foram entregues ao longo de uma semana pela equipe de técnicos da região, seguindo as medidas de prevenção

O Coordenador do Programa de Projetos em Cacau e Pecuária da Solidaridad Brasil, Paulo Lima, explica que a Organização vem acompanhando os casos de infecção pela Covid-19 no município de Novo Repartimento, especialmente após o aumento de casos na zona rural com o início da safra do cacau. “Diante desse cenário, resolvemos contribuir com os produtores e produtoras beneficiárias do nosso projeto com esse kit, disse Paulo. Até o início de agosto, a cidade, com população estimada de 75 mil pessoas, já contabilizava 23 óbitos e 338 casos confirmados da doença.

Para a produtora Tatiana Silva dos Prazeres, os equipamentos recebidos pela Solidaridad Brasil chegaram em boa hora. “Aqui na zona rural temos dificuldade de comprar o álcool em gel, e a gente não tem muita informação sobre a doença”, comentou. Além do álcool em gel, fundamental para a higienização das mãos ao longo do dia, as garrafas térmicas evitam que os trabalhadores e as trabalhadoras compartilhem seus objetos de uso pessoal, prática indica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenção ao contágio.

Nós ficamos muito gratos em receber o kit, pois assim podemos ter o nossa próprias garradas térmicas, sem precisar compartilhar. A Solidaridad se tornou essencial tanto na ajuda com a lavoura quanto no combate ao Coronavírus”, afirmou a produtora Jociane Viana Moreira.

Maria de Fátima Lima também comemora a iniciativa. “Eu amei esses kits que eles trouxeram, principalmente as garrafas para a gente levar água para o campo,” destacou.

Ao lado do filho Mateus, a produtora Francilene Rios terá mais tranquilidade para a colheita do cacau

O projeto Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia promove a agricultura familiar de baixo carbono na região de Novo Repartimento, próximo à Rodovia Transamazônica. É desenvolvido a partir da capacitação de pequenas e pequenos produtores em boas práticas agropecuárias e a recuperação produtiva de áreas de pastagens degradas por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A iniciativa tem apoio da Good Energies Foundation e da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), por intermédio da Iniciativa Internacional Norueguesa de Clima e Florestas (NICFI).

LEIA MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO NA AMAZÔNIA: