Brasil, Erva-Mate, Notícia

Aliados pelo Campo celebra 5 anos com aumento de 40% na produtividade da erva-mate e protagonismo da agricultura familiar

Durante evento em Áurea (RS), também foram lançadas seis URTs no Rio Grande do Sul, vinculadas ao Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono

Uma das seis URTs lançadas no evento fica na propriedade de Ambrósio Openkoski (à esquerda, de boné), agricultor de Áurea que é referência na produção de erva-mate no Rio Grande do Sul. Foto: Fundação Solidaridad

Os resultados dos cinco anos do projeto Aliados pelo Campo foram apresentados em evento realizado em Áurea, na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, com o lançamento de uma publicação que destaca os avanços na cadeia produtiva da erva-mate no Sul do Brasil. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Fundação Solidaridad, Leão, Coca-Cola Brasil e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar), que uniram esforços para transformar o setor e consolidar a erva-mate como referência em sustentabilidade, inclusão social e inovação para a agricultura familiar.

A solenidade aconteceu em 16 de outubro no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Áurea, com a presença de mais de 150 pessoas, entre famílias agricultoras, parceiros, poder público municipal e estadual e representantes de diversas organizações. A atividade contemplou palestras técnicas e homenagem a produtores e produtoras de destaque em produtividade, inovação e sustentabilidade. Além disso, foram lançadas seis Unidades de Referência Tecnológica (URTs) – três no Alto Uruguai e três no Nordeste Gaúcho –, vinculadas ao Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono, e debatida a primeira Indicação Geográfica (IG) de erva-mate no Rio Grande do Sul.

Evento no CTG de Áurea contou com a presença de mais de 150 pessoas e marcou o lançamento de publicação com os resultados da parceria de cinco anos entre Solidaridad, Leão e Coca-Cola Brasil. Foto: Fundação Solidaridad

Desde 2020, o projeto já beneficiou 92 produtores rurais, abrangendo aproximadamente 700 hectares de erva-mate. Nesse período, foram realizadas mais de 800 visitas técnicas e implementadas cerca de 600 ações de manejo, gestão e sustentabilidade. Graças ao acompanhamento contínuo e às boas práticas, os ervais da região registraram um incremento superior a 40% na produtividade por hectare, com aproximadamente 4,2 milhões de toneladas de erva-mate colhidas – resultado que reforça a resiliência econômica da cadeia.

O projeto também promoveu a adoção de práticas agrícolas alinhadas ao Plano ABC+ do Ministério da Agricultura, que reconhece a erva-mate como cultura estratégica para o sequestro de carbono. “Ele nasceu com o propósito de apoiar os agricultores familiares na adoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras, fortalecendo toda a cadeia da erva-mate”, explica Gabriel Dedini, Gerente de Programas da Fundação Solidaridad. “Mais do que ganhos de produtividade, essa jornada tem mostrado que a erva-mate é uma cultura estratégica para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região, preservando tradições ao mesmo tempo em que aponta caminhos para o futuro”, completa.

Gabriel Dedini (à direita) comentou que o Aliados pelo Campo comprova que a erva-mate é uma cultura estratégica para o desenvolvimento das regiões onde está presente. Foto: Fundação Solidaridad

A erva-mate ocupa papel central na atuação da Leão, marca do Sistema Coca-Cola Brasil que lidera o mercado brasileiro de chás por infusão com 55% do market share. No segmento específico de erva-mate tostada, a liderança é ainda mais expressiva, com 87% de participação.

Para a Leão, atuar na cadeia da erva-mate é assumir um compromisso que vai muito além dos nossos produtos. É investir no futuro de milhares de famílias agricultoras, estimular práticas sustentáveis que preservam o meio ambiente e valorizar uma tradição que faz parte da identidade do Brasil. Com mais de 120 anos de história, reforçamos nosso papel de liderança e parceria, conectando campo, indústria e consumidores em uma mesma causa: fortalecer a erva-mate como símbolo de desenvolvimento e de sustentabilidade para as próximas gerações”, destaca Marcelo Correa, CEO da Leão.

Estudos comprovam que os sistemas tradicionais de cultivo no Sul do Brasil possuem alto potencial de captura de carbono na biomassa e no solo. Para mensurar esse impacto, a Fundação Solidaridad e a Embrapa Florestas, com o apoio da Leão e da Coca-Cola Brasil, desenvolveram a Carbon Matte, ferramenta pioneira que quantifica a capacidade dos ervais de reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, o sistema tradicional de cultivo da erva-mate foi reconhecido pela FAO como Sistema Agrícola de Importância Global (GIAHS), valorizando práticas ancestrais que unem produção agrícola, preservação da biodiversidade e fortalecimento cultural.

Um dos produtores homenageados, Ambrósio destacou que a assistência técnica tem sido crucial para a evolução dos seus ervais, chamados por ele de seu “ouro verde”. Foto: Fundação Solidaridad

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Com mais de 40 anos dedicados ao cultivo da erva-mate, o agricultor Ambrósio Openkoski ganhou projeção nacional ao protagonizar a campanha Feita com todo o Brasil, da Coca-Cola Brasil, tornando-se símbolo do vínculo entre agricultura familiar, tradição e desenvolvimento sustentável. Com manejo cuidadoso e uso da poda seletiva — técnica que preserva a vitalidade da planta — Ambrósio, sua esposa Josefina e os filhos Luciana, Giovane e Moisés transformaram o trabalho de décadas em um erval produtivo e sustentável, referência em toda a região.

A família Openkoski foi uma das homenageadas durante a solenidade no CTG de Áurea. Na oportunidade, Ambrósio comentou sobre a importância da assistência técnica para o desenvolvimento na sua propriedade.

O projeto me fez evoluir muito. Tenho áreas que a produção quase dobrou, e a assistência técnica fez toda a diferença, ela mudou a situação dos meus ervais. A erva-mate representa tudo na minha vida. Comecei há quase 45 anos e significa o pão de cada dia. É o meu ouro verde”, disse.

SOBRE A LEÃO 

A Leão é uma empresa do Sistema Coca-Cola no Brasil com mais de 120 anos de experiência no mercado brasileiro, responsável pela produção de bebidas saudáveis representadas pelas marcas Leão e Matte Leão, líderes da categoria de chás para infusão, referências de mercado e sinônimo de qualidade, tradição e inovação.

SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL

Há mais de 80 anos no Brasil, o Sistema Coca-Cola Brasil é formado por sete grupos fabricantes e conta com 33 fábricas espalhadas pelo país, responsáveis por produzir e distribuir um portfólio diversificado de bebidas que acompanham os gostos e estilos de vida dos brasileiros. Presente em mais de 1 milhão de pontos de venda, o Sistema movimenta bairros, cidades e comunidades, gerando cerca de 570 mil empregos em sua cadeia de valor.

Guiado pelo propósito de “Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença”, o Sistema Coca-Cola Brasil mantém um compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Sistema investe em iniciativas de impacto positivo, como projetos que apoiam a preservação e o acesso à água, o combate à fome, o fortalecimento da cadeia da reciclagem e a gestão de resíduos, além da geração de oportunidades para jovens e empreendedores. Com investimentos contínuos e visão de longo prazo, o Sistema Coca-Cola Brasil atua em rede com parceiros que contribuem para a construção de um futuro de crescimento sustentável.

Confira a publicação com os resultados dos cinco anos do Aliados pelo Campo.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Gabriel Dedini

Gerente de Programas

email