Criado pela Socicana em parceria com a Solidaridad Brasil, o programa possibilitará o acesso de seus 120 produtores e produtoras rurais ao Crédito Rural Verde
Desenvolvido pela Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) com apoio da Solidaridad Brasil, o programa Top Cana ganha reconhecimento de mercado e se torna pré-requisito para que agricultores e agricultoras acessem o Crédito Rural Verde. O programa foi criado em 2016 para proporcionar a melhoria contínua de práticas socioambientais e de gestão dos 120 produtores da região de Guariba, no interior de São Paulo, e a expectativa é de que a nova iniciativa de financiamento verde proporcione o seu fortalecimento. A Solidaridad contribuiu com sua expertise em sustentabilidade e possibilitou o uso do aplicativo Extension Solution. Após estruturar o Top Cana, se desligou em 2017 para deixar a associação seguir o trabalho de forma independente.
O setor sucroenergético assiste pela primeira vez à união de uma associação com uma cooperativa de crédito em prol do reconhecimento da adoção de práticas sustentáveis pelos produtores de cana-de-açúcar. Fruto da parceria entre a Socicana e a Sicoob Coopercredi, o Crédito Rural Verde é uma linha de crédito que atende, com juros até 20% menores, produtores rurais que façam parte do Top Cana e de outros dois programas de sustentabilidade e melhores práticas: certificação Bonsucro e Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB). Neste primeiro momento, o potencial esperado de distribuição de recursos é de R$ 4,6 milhões.
O crédito pode ser utilizado para custeio da produção e renovação do canavial. De acordo com o superintendente da Socicana, Rafael Kalaki, a iniciativa foi criada para democratizar o acesso ao financiamento por parte dos produtores. “Antes de lançar a ação, estudamos diversas formas de pagamento por serviços ambientais e notamos que, apesar do crescimento de títulos como os green bonds, eles jamais vão chegar no produtor, pois são complexos e precisam de um investimento inicial muito alto”, conta.
A Solidaridad apoiou de forma integral a Socicana na estruturação do Top Cana. Anos depois, entendendo o valor da iniciativa e consolidando a sustentabilidade da produção como um pilar importante, a associação decidiu dar continuidade ao programa de forma autônoma. Hoje ele é um dos programas mais consagrados e inovadores da cadeia, e prova disso é esta parceria exitosa com a Sicoob Coopercredi”, comenta.
NOVOS BENEFICIÁRIOS
A primeira campanha do Crédito Rural Verde incentivando o plantio da cana foi lançada em dezembro de 2020 e conta com dois produtores beneficiados: um com certificação Bonsucro e o outro certificado pela RSB. Com início em maio, a segunda campanha conta com financiamentos para custeio da produção e tratos culturais e expandirá o crédito para os 120 produtores do programa Top Cana. Para Kalaki, a iniciativa é um grande passo para incentivar o plantio sustentável e a responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva.
O interessante é que depois que fizemos a divulgação da ação e os créditos efetivaram, temos muitos produtores e produtoras buscando a certificação. Uma vez havendo o interesse em se certificar, fazemos a avaliação inicial e um diagnóstico para entender o estágio daquele produtor. Dessa forma, o Top Cana vem demonstrando ser extremamente eficiente como um ‘preparador indireto’ para os programas de certificação”, destaca.