Erva-Mate, Notícia

Solidaridad Brasil lança caderno de campo para a cultura da erva-mate

Iniciativa inédita é parte das ações do projeto Erva-Mate Brasil, desenvolvido com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas e a Coca-Cola Brasil, que atende as produtoras e produtores da Região Sul

Pensado exclusivamente para a cultura da erva-mate e com ênfase na gestão das propriedades, o caderno de campo lançado pela Solidaridad Brasil, no âmbito do projeto Erva-Mate Brasil – Fortalecendo boas práticas na cadeia produtiva, atenderá produtoras e produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De maneira personalizada, foi idealizado levando em conta as principais demandas dos produtores brasileiros de mate.

Elaborado pela equipe de Agricultura Resiliente da Solidaridad Brasil, o caderno de campo servirá como ferramenta de gestão para registro e controle do que ocorre nas propriedades rurais produtoras. Lançado inicialmente na versão digital, o caderno será distribuído gratuitamente aos beneficiários do programa assim que as atividades de campo – paralisadas desde março devido à pandemia da Covid-19 – forem retomadas.

O Coordenador de Projetos da Solidaridad Brasil, Gabriel Dedini, explica que a iniciativa de elaborar um caderno de campo exclusivo é inédita no setor e visa auxiliar os produtores a profissionalizar a gestão das atividades agrícolas.

“A produtividade, rentabilidade e conservação dos recursos no ambiente rural são resultados da interação de uma série de fatores e variáveis. Gerir os riscos e incrementar os ganhos são desafios rotineiros para quem vive da agricultura. Pensando nisso, criamos um caderno de campo que permite instrumentalizar agricultores e agricultoras, para que possam aperfeiçoar seu trabalho com foco no desenvolvimento de uma atividade socioeconômica mais inclusiva e sustentável”, diz.

O caderno tem espaço para anotações e registros de diversas informações, como dados da colheita e venda, fluxo de caixa, controle de estoque e insumos, registro de adubação e manejo e conservação do solo. Além disso, há recomendações sobre as melhores épocas para as principais práticas de manejo da cultura, segundo o sistema Erva 20 da Embrapa Florestas. No caso do Rio Grande do Sul, é disponibilizado um cronograma de atividades elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar).

Para o Gerente de Suprimento e Desenvolvimento Agrícola da Leão Alimentos e Bebidas, Mauricio de Sá Ferraz, os temas abordados no caderno de campo trazem elementos práticos sobre a gestão cotidiana do processo produtivo da erva-mate. “E o mais interessante é que não estamos restrito aos tratos agrícolas no campo, mas olhando para todo o processo de gestão da cadeia produtiva do cultivo, desde o planejamento das mudas, passando pela preparação das área, cuidados básicos do manejo, organização da mão de obra e, claro, o processamento e a comercialização”, comenta.

OLHAR HOLÍSTICO

Sá Ferraz ainda frisa que as questões propostas trazem uma oportunidade para os produtores de estimular um olhar mais holístico, o que tradicionalmente não é rotina na cultura da erva-mate. “A coleta de dados poderá instigá-los a realizar inovações e fazê-los refletir sobre as melhorias necessárias para se obter uma maior produtividade por área, tornando-a mais rentável tanto para a fazenda quanto para toda a cadeia”, conta.

Somado ao uso do caderno, o projeto disponibiliza o uso do aplicativo Farming Solution, desenvolvido pela Unidade de Soluções Digitais da Solidaridad América do Sul. Nele, os produtores também podem encontrar informações relevantes para as tomadas de decisão no seu dia a dia no campo. O aplicativo móvel permite ainda realizar autoavaliações de práticas de produção e gestão da propriedade rural. Isso gera recomendações personalizadas, que podem ser adotadas pelos produtores.

A erva-mate é uma espécie natural da Mata Atlântica e um dos principais produtos agroflorestais cultivados no Brasil

PROJETO ERVA-MATE BRASIL

O projeto Erva-Mate Brasil espera impactar 300 produtoras e produtores da Região Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e estruturar, até 2021, um modelo de assistência técnica em larga escala, pautado na melhoria contínua da produção de erva-mate.

O Erva-Mate Brasil pretende fortalecer a produção sustentável e responsável da erva-mate, apoiando na transmissão de informação técnica, valorizando o conhecimento dos produtores e integrando os atores da cadeia para a adoção e aprimoramento de boas práticas. Desenvolvido com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas e da Coca-Cola Brasil, o projeto conta também com a parceria técnica da Embrapa Florestas, Emater/RS e Ascar.

“Reconhecemos na Solidaridad não apenas o conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento do projeto, mas um engajamento genuíno em fazer a diferença na melhoria dos processos de gestão responsável e sustentável do campo. A implementação das boas práticas agrícolas, segurança alimentar e credibilidade ao consumidor traz ganhos para todos da cadeia”, pontua Mauricio de Sá Ferraz.

Informação de contato

Gabriel Dedini

Coordenador de Projetos

eMail